ESPORTES
Segunda-feira, 12 de Março de 2001, 20h:25
A
A
Geninho quer fim da sindrome das arbitragens no Santos
FAUSTO SIQUEIRA
Da Agência Folha Santos, SP
O técnico Geninho começou ontem a tentar acabar com a síndrome da arbitragem", que, segundo ele, se abateu sobre o time, derrotado pela terceira vez consecutiva anteontem. Segundo ele, a preocupação excessiva com os juízes é o principal fator de instabilidade emocional da equipe desde a derrota para o Botafogo carioca, que provocou a eliminação da equipe no torneio Rio-São Paulo. O time está se abalando muito facilmente. Criou-se uma síndrome da arbitragem, uma espécie de vírus que entrou e não saiu", declarou o treinador. Após o jogo de domingo em Ribeirão Preto, os jogadores santistas responsabilizaram os juízes pela derrota por 2 a 1 para o Botafogo, pelo Campeonato Paulista. Para Geninho, esse comportamento já está passando dos limites", e ontem ele fez uma reunião com os atletas exclusivamente para tratar do assunto. Já venho falando sobre isso há algum tempo, mas hoje (ontem) peguei pesado", declarou o treinador, que, na reapresentação, na tarde de ontem, conversou com os jogadores por mais de 40 minutos. Disse a eles que, a partir do momento em que se preocupam com a arbitragem, passam a ter um adversário a mais." As derrotas tiraram o Santos da zona de classificação do Campeonato Paulista, do qual o time já foi o líder. Atualmente, a equipe ocupa o quinto lugar, com 14 pontos, e tentará se recuperar no próximo domingo, contra o Corinthians, que também precisa vencer. Antes do clássico, porém, os santistas viajarão para Anápolis (GO), onde amanhã enfrentam a Anapolina, pela primeira rodada da Copa do Brasil. Para esse jogo, Geninho pretende escalar Pitarelli no gol, a fim de dar ritmo de jogo" ao atleta, já que Fábio Costa está suspenso e não poderá enfrentar o Corinthians. Após a derrota em Ribeirão, o treinador já admite rever a formação superofensiva adotada contra o Botafogo, jogo em que escalou quatro homens de frente (Robert, Caio, Deivid e Dodô). Geninho disse que, na defesa, vai continuar usando um trio de zagueiros, mas deverá reforçar a marcação no meio-campo, com a possível saída de um dos avantes. O atacante Dodô, que desperdiçou um pênalti que poderia ter dado pelo menos o empate ao Santos em Ribeirão, afirmou que continuará executando as cobranças. Isso é normal. Bati mal e acabei perdendo. Faz parte", declarou. A diretoria do Santos não irá se pronunciar a respeito da realização ou não do clássico diante do Corinthians, no domingo, no interior do Estado. Para os santistas, a Federação Paulista de Futebol e o Corinthians devem escolher o local do jogo sem a interferência do clube visitante, neste caso o Santos.