A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou ontem o ranking dos clubes participantes do Programa de Excelência de 2016. Na lista, o Corinthians aparece na categoria bronze, atrás dos rivais Palmeiras, Santos e São Paulo. Avaliado pelos critérios de gestão, categorias de base, negócios e torcida, o time alvinegro da capital não conseguiu ultrapassar equipes como XV de Piracicaba, Novorizontino, Red Bull Brasil e São Caetano. Os presidentes dos quatro clubes paulistas não foram ao evento. Representando o Corinthians, o diretor administrativo Eduardo Caggiano explicou que o problema foi estratégico. "Como nós somos os maiores, é muito mais complexo apresentar uma série de informações em um tempo recorde como a federação pediu este ano, mas agora esse problema já foi corrigido e para 2017 vamos chegar para bater a liderança". O programa contou com a participação de 40 clubes e 37 enviaram a documentação necessária para concorrer ao prêmio. A Federação Paulista de Futebol distribuiu o valor de R$ 330 mil para os participantes e nenhum deles atingiu a categoria ouro - os classificados estão no ranking prata e bronze. Os demais receberam certificado de participação.