NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ESPORTES
Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, 19h:41

COPA DE 2014

Comitê vê forte candidatura de Cuiabá

O presidente do comitê, Yuri Bastos, retornou do Rio de Janeiro, após reunião da CBF, demonstrando muita confiança

As chances de Cuiabá ganhar uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 são cada vez maiores. Esta é a avaliação do presidente do Comitê Pró-copa no Pantanal, Yuri Bastos, que esteve neste final de semana no Rio de Janeiro participando de um seminário com representantes das cidades candidatas promovido pela Fifa e CBF, ocasião em que, mais uma vez, defendeu a candidatura da capital mato-grossense e preconizou a ‘Copa Verde’. “O resultado foi muito positivo e vejo a candidatura de Cuiabá ainda mais reforçada para conquistar uma das sedes”, destacou Yuri em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira. O dirigente do Comitê esteve acompanhado de uma equipe da Deloitte (empresa credenciada pela Fifa para preparar cidades para a Copa e grande eventos). Conforme Yuri, só o fato de Mato Grosso ter contratado a Deloitte já coloca o Estado em grande vantagem em relação à concorrência. Segundo ele, o Comitê Pró-copa no Pantanal foi parabenizado pelos organizadores por já estar atuando no sentido de preparar Cuiabá e, em especial, por ter contratado uma empresa de renome internacional e especializada em grandes eventos, o que já seria um indicativo de vantagem. Yuri Bastos citou três trunfos que reforçam a candidatura cuiabana: o patrimônio natural com a vocação turística de todo o Estado; a garantia de que o Estado deu para a realização da Copa com o aval do governador Blairo Maggi, que goza de forte prestígio em nível nacional; e a parceria com a Deloitte, que é uma empresa especializada em preparação para grandes eventos. “Procuramos enfatizar que seria muito interessante para a Copa ter o estado de Mato Grosso como uma das sedes. Será a Copa Verde”, observou, lembrando que o Estado tem três ecossistemas. No encontro, a Fifa e a CBF apresentaram um caderno de exigências que deverão ser cumpridas pelas cidades candidatas ‘sem nenhum direito a errar’. De acordo com Yuri, “o não cumprimento das exigências no devido tempo será motivo para eliminação das cidades. De agora em diante, é profissionalismo total. São 18 cidades no páreo e apenas 10 deverão ser anunciadas como sedes em 2009”. “Cuiabá está na frente pelo fato de ter sido uma das primeiras a criar seu comitê Pró-copa e por já ter uma garantia oficial de recursos. Mas ainda temos um caminho a percorrer e precisamos de mais envolvimento da sociedade com a questão”, afirmou Yuri, ressaltando que o Governo está fazendo a sua parte. Ele revelou que o Estado está em contato com empresas especializadas em grandes obras. Uma empresa internacional de construção de estádios já foi contatada. O próximo passo, segundo Yuri, será a elaboração de um plano-mestre com dados concretos. “A partir de agora, trabalharemos com a realidade de como, quando e o que fazer com base no que é palpável e, inclusive, sujeito a auditoria. Entramos em uma nova fase”, frisou, adiantando que o Estado receberá uma série de visitas, a exemplo da Abdib (Associação Brasileira de Infra-estrutura de Base) e da Match. “A concorrência por uma sede será uma verdadeira ‘guerra’ onde todos farão o que é possível. Ninguém quer perder”, ressalta Yuri, justificando a importância de sediar uma Copa. “Um evento como esse traz projeção, desenvolvimento e modernização à cidade fazendo arrecadar algo em torno de R$ 10 bilhões”, complementou. (Com assessoria)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL