O Comitê Olímpico da Nova Zelândia (NZOC, na sigla em inglês) informou que uma atleta, a quem não identificou, desistiu de participar das Olimpíadas do Rio, em agosto, devido ao temor da epidemia do vírus zika. Segundo o NZOC, as razões apresentadas foram de "planejamento familiar", ou seja: preocupação com a possibilidade de o vírus ficar por longo período no organismo e causar problemas ao bebê em caso de gravidez.