Merece reconhecimento e apoio da sociedade mato-grossense à campanha nacional lançada na semana passada pelo governo brasileiro através do Ministério da Cultura com o propósito de estimular a leitura no país. Pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Pró-Livro revelou que apenas 28% da população brasileira lê livros, jornais e textos de maior conteúdo na internet. Significa que o Brasil tem um universo de 100 milhões de pessoas que se declaram não leitores. O levantamento mostrou também que 85% da população usa o seu tempo livre preferencialmente para ver televisão. Por que é importante ler? O slogan da campanha governamental tem uma resposta emblemática para esta questão: Leia Mais, Seja Mais. Quem lê com assiduidade e compreende o que lê amplia seu horizonte de conhecimento, de cultura e de oportunidades. Ler amplia o vocabulário, permite maior compreensão da sociedade e do mundo, facilita o entendimento de uma civilização que se vale da escrita para se comunicar e se orientar. Quem lê tem acesso mais rápido a informações que podem ser decisivas numa sociedade cada vez mais competitiva. Ler facilita, também, o uso da tecnologia. Além de tudo isso, ler é um prazer. Com boas escolhas, o leitor pode viajar pelo mundo sem sair de casa, tem oportunidade de conhecer lugares e culturas diferentes, de antecipar e ampliar o conhecimento sobre coisas que, de outra forma, sequer imaginaria existir. Um leitor atento e bem informado não se deixa enganar por manipuladores, confronta posições divergentes e aprende distinguir a verdade da impostura. Quem lê aperfeiçoa o discernimento, desenvolve a personalidade e conquista confiança para defender suas próprias posições. Estimular a leitura é investir na cidadania e na construção de um país mais digno. Uma pesquisa feita em 2001 mostrou que o índice médio de leitura de pessoas com mais de 15 anos e pelo menos 3 anos de escolaridade era de 1,8 livros por ano. Uma pesquisa mais recente e ampla, de 2008, mostra novos e melhores dados. Dessa vez foram ouvidos brasileiros de 311 municípios em 27 Estados. A média anual de leitores com mais de 15 anos e com ao menos 3 anos de escolaridade passou para 3,7 livros. O novo estudo mostra que 55% das pessoas entrevistadas se dizem leitoras. Foram contados como leitores aqueles que leram ao menos um livro nos últimos 3 meses antecedentes à pesquisa. Os maiores leitores são os estudantes. Já que os que estão fora da escola leem cerca de 1,3 livro ao ano. Estimular a leitura é investir na cidadania e na construção de um país mais digno