NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ECONOMIA
Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010, 19h:41

BOOM

Varejo investe R$ 143 mi

Recursos atingem marca histórica em um curto espaço de tempo. Movimento iniciado neste ano, seguirá firme até meados de 2011

MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
Favorecido pelo ótimo cenário econômico – sustentado na melhoria do poder de compra da população, estabilidade econômica, queda das taxas de juros e facilidades de crédito – o setor do varejo (supermercados) vive um boom de investimentos sem precedentes em Mato Grosso. Nunca se investiu tanto como agora em tão pouco de tempo: serão R$ 143 milhões em um período de cerca de 18 meses e mais de 3 mil novos empregos diretos gerados. Com três lojas inauguradas, o mês de dezembro acabou concentrando o maior volume de investimentos no ano, R$ 53 milhões. Grandes marcas chegaram a Cuiabá, como a Hiper Extra e o Fort Atacadista, este último da rede Comper. No último dia 8, o Extra Hipermercado inaugurou a sua primeira loja no Estado, investindo cerca de R$ 30 milhões e abrindo gerando cerca de 200 empregos diretos. O Extra, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, e está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa. No último dia 16, foi a vez do grupo local Modelo reinaugurar a loja matriz, em Várzea Grande. A rede injetou R$ 3 milhões. O antigo prédio, que possuía 900 metros quadrados (m²) de área construída, foi demolido e deu lugar a uma nova construção, com área de 2 mil m². Outra loja que também fez sua estréia em dezembro foi o Fort Atacadista, pertencente ao Grupo Pereira, que comanda a rede de supermercados Comper. I.ertencente ao s nova touupo local Modelo reinaugurar a loja matriz, em Vde R$ 30 milh naugurada no último dia 17, seguindo a tendência de "atacarejo”, a loja foi erguida na Avenida Fernando Corrêa, com investimentos de R$ 20 milhões e 154 empregos diretos gerados. O novo mercado possui uma área construída de 12 mil m². Com a nova unidade, o Grupo Pereira passa a contar com seis lojas em Cuiabá, que geram 1,3 mil empregos diretos. Mas o apetite pelos investimentos não para aí. Inácio Pereira, vice-presidente do grupo, anuncia a abertura de mais quatro lojas em 2011, o que representará mais 2 mil vagas no mercado de trabalho. Uma das lojas já está confirmada para Várzea Grande, no primeiro trimestre de 2011, com investimentos acima de R$ 15 milhões no prédio a ser erguido na Avenida da FEB. A nova unidade irá gerar mais 120 empregos diretos. As demais lojas serão construídas ao longo do próximo ano, somando investimentos acima de R$ 40 milhões. A rede local Modelo não deixa por menos. Após confirmar mais três lojas em Mato Grosso, totalizando investimentos de R$ 15 milhões, o Grupo anuncia a abertura de duas lojas de “atacarejo”, uma em Cuiabá e outra em Cáceres (250 quilômetros ao oeste de Cuiabá), também para 2011. Os investimentos chegam a R$ 10 milhões. Com eles, a rede passará a contar com 19 lojas e cerca de 3 mil empregos diretos gerados. Atualmente são 14 unidades do Modelo em funcionamento no Estado, sendo nove em Cuiabá, duas em Várzea Grande, duas em Tangará da Serra e uma em Rondonópolis. A loja de Cuiabá será inaugurada até o próximo mês de abril, enquanto a unidade de Cáceres deverá funcionar a partir de julho. Juntas, as duas lojas vão gerar 300 empregos diretos. O Compre Mais, que já possui 12 lojas e dois depósitos na Grande Cuiabá, gerando 1,05 mil empregos diretos, também tem um plano agressivo de investimentos para 2011. O diretor administrativo da rede, Cláudio Marques, confirma a abertura de duas unidades, sendo uma para o primeiro semestre do ano, em Várzea Grande, e outra no segundo semestre, em Cuiabá. Os investimentos passam de R$ 10 milhões MERCADO - Para o empresário e vice-presidente da Associação dos Supermercadistas de Mato Grosso (Asmat), Altair Magalhães, a chegada de novas marcas ao mercado é benéfica para o consumidor e para as empresas locais. “Com mais lojas, o setor fica mais competitivo e quem acaba ganhando é o consumidor. Maior variedade, melhor preço, novos formatos de lojas e novos conceitos de atendimento. Tudo isso é bom para o mercado”, frisa. Segundo ele, com a chegada de novos concorrentes há uma divisão maior da fatia, “mas o bolo também aumenta, pois novas lojas puxam o consumo para o supermercado e isso acaba beneficiando a todos”. Segundo ele, no começo haverá guerra de preço, “mas com o tempo isso se ajusta, pois há espaço para todos". Na avaliação do supermercadista Cláudio Marques, o momento é oportuno para os investimentos no setor do varejo. “A chegada de novos concorrentes força a empresa a acompanhar o movimento de melhoria no atendimento e melhores preços, e quem ganha é o consumidor, que passa a ter mais opções de compra”. Ele diz que a concorrência será salutar para o mercado, não acreditando que as lojas de varejo serão afetadas pelo atacarejo, “que concorre entre si”. Só em Cuiabá já são três: Atacadão, Makro e, agora, Fort Atacadista. No próximo ano, o Modelo também abre duas lojas neste segmento. “O atacarejo irá concorrer com o atacarejo, as lojas de Hiper, caso do Modelo, Comper e Extra também vão disputar outra fatia do mercado e as lojas de varejo fazem a concorrência entre si”.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL