NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ECONOMIA
Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017, 18h:54

BELO MONTE

Usina deve ter linhão de transmissão

ANDRÉ BORGES
Da Agência Estado – Brasília
A concessionária Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), responsável pelas obras e operação do linhão de 2,1 mil quilômetros que vai distribuir a energia da hidrelétrica de Belo Monte, pediu autorização à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a linha de transmissão entre em operação no dia 12 de dezembro. O prazo antecipa em dois meses o cronograma original de operação da linha. Pelo contrato, a estrutura teria que ser energizada em 12 de fevereiro de 2018. O pedido ainda vai passar pela diretoria colegiada da agência, mas trata-se apenas de uma formalidade, já que a Aneel e toda a cúpula do setor elétrico do governo monitoram há meses no empreendimento, justamente com o propósito de antecipar sua operação. O acionamento da linha, no entanto, depende da autorização do Ibama. No mês passado, o órgão ambiental negou a emissão da licença de operação (LO) solicitada pela BMTE, após constatar que dois lotes da linha estavam atrasados e que o pedido foi feito "mesmo com as obras de instalações inacabadas". O documento é necessário para que a empresa possa, efetivamente, acionar a linha de transmissão. OPERAÇÃO "Comunico o indeferimento da solicitação de licença de operação, até que as obras sejam concluídas e o Ibama possa averiguar o cumprimento das condicionantes ambientais de instalação", afirmou a diretoria de licenciamento do Ibama, por meio de ofício enviado à BMTE. A concessionária reagiu. "Fomos surpreendidos com a informação do indeferimento da solicitação de LO, requerida pela BMTE em 14/06/2017, em razão do atraso de obra nos Trechos 1 e 2. A BMTE registrou sua discordância e descontentamento perante a mudança unilateral de posicionamento do Ibama", declarou a empresa, que é controlada pela chinesa State Grid, sócia de Furnas no empreendimento. "Analisando a cronologia de alguns eventos recentes, acreditamos que o Ibama fez esta devolução da solicitação de LO não por conta do estágio da obra, mas sim como artifício para ganhar tempo", afirmou a BMTE, referindo-se às atividades da equipe técnica do órgão ambiental, que estaria dedicada a uma segunda linha de transmissão que vai apoiar a entrega de energia de Belo Monte. As afirmações foram feitas em reunião realizada com o Ministério de Minas e Energia no fim de agosto. COMPROMISSO Segundo a concessionária, o Ibama assumiu o compromisso de emitir um parecer técnico até o final do mês de novembro, com a liberação da licença no início de dezembro de 2017. O Ibama não comenta essas datas. A antecipação da linha tem o objetivo de reduzir os impactos provocados pela suspensão da implantação dos contratos da Abengoa, empresa espanhola que entrou em processo de recuperação judicial e não executou as obras que deveria. Esses contratos já tiveram a caducidade decretada pelo MME e serão relicitados pelo governo.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL