NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ECONOMIA
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010, 02h:16

MILHO

Safrinha tem início em Mato Grosso

MARIANNA PERES
Da Editoria
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária do Estado (Imea), confirma o início do plantio do milho segunda safra em Mato Grosso. Os trabalhos se firmaram na última semana. Segundo levantamento do Imea, a semeadura atingiu 2% da área total de 1,7 milhões de hectares estimada pelo Instituto. Comparado ao mesmo período do ano passado, o ritmo de plantio se encontra adiantado, já que em 2009 o mesmo índice de 2% só foi alcançado após o dia 29 de janeiro. “Se nas próximas semanas o clima permitir e o ritmo de plantio se acelerar, tudo indica que realmente o Estado plantará a maior área da história”, diz o levantamento. A previsão é que sejam colhidas mais de 8,50 milhões de toneladas. A única preocupação, como observam os técnicos do Imea, é como será armazenada e comercializada essa produção, “já que o Estado ainda apresenta um estoque de passagem recorde da última safra e, ao que tudo indica, a safra de soja deverá ser cheia, deixando menos espaço nos armazéns para o milho segunda safra”. BANHO FRIO – No último dia 12, o Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA) reforçou reportes da safra recorde de milho em seu país, superando 334 milhões de toneladas colhidas na safra 09/10, superior em mais de 26,6 milhões de tonelada à safra anterior. Com esses bons resultados, a oferta mundial total deste grão ultrapassará 940 milhões de toneladas. O Órgão prevê que o consumo mundial de milho aumentará em mais de 30 milhões de toneladas, das quais, 20,6 milhões são incrementos norte-americanos. Mesmo assim, o estoque final da safra norte-americana deverá ser quase três vezes a produção da Argentina. Com isso, a relação entre estoque e consumo dos EUA continua confortável, acima de 16%.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL