NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ECONOMIA
Quinta-feira, 24 de Abril de 2008, 20h:47

OPERAÇÃO MADONA

Preços dos combustíveis são mantidos na Grande Cuiabá

Enquanto consumidores demonstravam frustração, empresários diziam que redução depende das distribuidoras

MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
Um dia após a operação Madona, que prendeu nove envolvidos no esquema de cartel de combustíveis em Mato Grosso, os preços da gasolina, do álcool e do diesel na bomba, praticamente, não sofreram alteração nas redes de postos da Grande Cuiabá. Ontem, os estabelecimentos comercializavam a gasolina por preços que oscilavam entre R$ 2,85 a R$ 2,92, mantendo a média do dia anterior. O álcool também teve seus preços mantidos entre R$ 1,47 e R$ 1,59, e o diesel custava entre 2,17 na grande maioria dos postos, sendo que uma pequena minoria praticava preços de R$ 2,19/litro. Com a operação deflagrada pela polícia e Ministério Público, esperava-se que a redução nos preços tivesse efeito imediato. Os postos, entretanto, ignoram essa possibilidade e evitam comentar o assunto. “Não recebemos até agora nenhuma sinalização das distribuidoras no sentido de baixar os preços dos combustíveis”, informou o gerente de um posto da Avenida Rubens de Mendonça. Segundo ele, “a margem de lucro está apertada e não sabemos de que forma os preços vão cair”. Outro gerente de posto, Carlos Mazano Lopes, disse que espera uma decisão do proprietário. “Desconheço qualquer orientação para uma redução nos preços”, informou. O proprietário do Posto Metropolitano, Ranmed Moussa, afirmou não saber se haverá queda ou alta. Segundo ele, a única sinalização de queda de preços é para o álcool, devido ao início da safra de cana-de-açúcar. “Ainda não tive acesso aos preços hoje e, por isso, não posso afirmar nada no momento”, disse no final da manhã. CONSUMIDOR - Enquanto os postos não sabem informar se haverá baixa nos preços dos combustíveis como conseqüência imediata da Operação Madona, os consumidores acreditam em uma redução nos próximos dias. “Ficou comprovado mais uma vez que o que existe mesmo é uma grande máfia por trás deste esquema”, afirmou o auxiliar administrativo João Eduardo Neves. “Agora vamos ver se eles vão baixar os preços, como todos esperam”. Francisco Dias, técnico em contabilidade, disse ter procurado os postos ontem para abastecer o carro, na expectativa de encontrar preços mais baixos. “Percorri a cidade e não vi ainda o reflexo da Operação para o consumidor”, disse ele. “A nossa expectativa é de que os postos reduzam seus preços e passem a trabalhar com honestidade”.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL