ECONOMIA
Terça-feira, 15 de Junho de 2010, 20h:22
A
A
HIPERMERCADOS
Pão de Açúcar aporta em Cuiabá
Projetos de instalação são considerados adiantados e expectativa é de que obras tenham início em 60 dias e seja inaugurada antes do Natal
MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
Depois de dois anos de sondagens, o Grupo Pão de Açúcar finalmente confirma sua vinda para Cuiabá. Com investimentos estimados em mais de R$ 100 milhões, o Pão de Açúcar vai gerar 355 empregos diretos após a abertura da loja que funcionará na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no bairro Jardim das Américas, em uma área total de 40 mil metros quadrados (10 mil m² de área construída). A empresa já deu entrada nos projetos junto à prefeitura e espera estar com a obra concluída e em operação até o final deste ano. Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar conta atualmente com 1.582 lojas, além de 75 postos de combustíveis e 146 drogarias. A operação da empresa está distribuída em 17 estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e também no Distrito Federal, que totalizam mais de 1 milhão de m² de área de vendas e 79 mil colaboradores. Mato Grosso será a 18ª unidade da federação a contar com o investimento do maior grupo varejista do país. Além do hipermercado que oferecerá um extenso portfólio de produtos alimentícios e não-alimentícios o Pão de Açúcar abrirá também uma galeria de lojas com oferta de diferentes itens, incluindo serviços, uma espécie de mini-shopping a ser instalado na unidade de Cuiabá. As negociações com a prefeitura e os procedimentos para a implantação da empresa estão bem adiantados. A expectativa é de que no próximo Natal já tenhamos produtos do Pão de Açúcar em nossa Capital, informou o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento de Cuiabá, Dulcineu Rodrigues. Segundo ele, o investimento terá impacto direto sobre o consumo e a geração de empregos no município. Já esperávamos por este empreendimento há algum tempo, agora torcemos para que as obras comecem no máximo dentro de 60 dias e transcorram com agilidade, afirmou Rodrigues. Amanhã será realizada a primeira audiência pública para apresentação e discussão dos impactos a serem gerados pela obra. Nesta audiência a população terá a oportunidade de conhecer o projeto e se manifestar sobre a implantação do empreendimento, informou a presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Adriana Bussiki Santos. Durante a audiência será apresentado o Estudo/Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV)), exigência do Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico para empreendimentos com área acima de 20 mil m². Uma segunda audiência será realizada para avaliação técnica do projeto, com a participação de representantes do Conselho da Cidade, composto por entidades de classe do município. De acordo com Lamartine Godoy Neto, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, um dos atrativos para a vinda do grupo, além do crescimento da cidade e o aumento da demanda na área de alimentos, foi o programa de incentivos fiscais oferecido pelo Município. Por meio do Pró-Cuiabá, o Pão de Açúcar terá os benefícios do desconto de 70% em todos os impostos municipais por um período de aproximadamente seis anos. (Veja quadro)