Nortão quer vice-presidência da Famato e sugere nomes
Francielle Mezadri
Da Reportagem/Sorriso
A região norte de Mato Grosso, detentora de aproximadamente 40% da produção estadual, poderá ter um representante na diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). A intenção de fazer parte da nova diretoria que será eleita em breve partiu de uma reunião realizada esta semana em Sorriso (460 quilômetros ao médio norte de Cuiabá). Representantes de sindicatos rurais de várias cidades do Nortão estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira, para discutir questões relacionadas às dívidas e investimentos e, simultaneamente, discutiram a representatividade da região dentro da Federação. Para a próxima eleição, os ruralistas defendem a idéia de compor uma chapa com representantes da região norte, de preferência, para ocupar o cargo de vice-presidente. De acordo com o produtor Neri Geller, suplente de deputado federal, os agricultores da região Norte estão sentindo necessidade de obter maior representatividade dentro da entidade. A idéia é que a composição da próxima diretoria seja feita com representantes do Nortão e o ideal, segundo os produtores, é que o cargo seja o da vice-presidência. É mais do que justo que a nossa região tenha um ou dois representantes legítimos dentro da Famato, ressalta Geller, lembrando que ainda não está definida a forma como esta composição poderá ser feita. A indicação de nomes para a possível ocupação de um cargo na nova diretoria da Famato ainda não foi concluída. Entretanto, alguns presidentes de sindicatos como Antônio Galvan de Sinop, Alcindo Uggeri de Nova Mutum, Julio Cimpak de Lucas do Rio Verde, Marusan Barbosa de Tapurah e Nelson Piccoli de Sorriso, foram apontados como candidatos qualificados para compor a nova diretoria. Outros agricultores que não ocupam cargos também poderão ser indicados pelos sindicatos rurais da região que devem entrar num consenso em breve.