Depois de subir por três dias seguidos, o dólar abriu ontem com forte baixa e fechou com queda de 2,14%, vendido a R$ 2,278. Trata-se da maior desvalorização percentual desde 22 de agosto do ano passado, quando a divisa recuou 2,65%. A queda da moeda foi influenciada, basicamente, pela decisão do Banco Central de reduzir o lote ofertado no leilão de "swap cambial reverso" - operação que tem o efeito de uma compra de dólares no mercado futuro. A instituição ofereceu ontem ao mercado 4.250 contratos de "swap", menos da metade do que vinha ofertando diariamente (8.800).