Proprietários de carros convertidos a gás estão apreensivos com a demora no acordo com os bolivianos sobre os novos preços do gás
ALINE CHAGAS
Da Reportagem
Os consumidores que fizeram a conversão do combustível comum para o Gás Natural Veicular (GNV) nos automóveis estão preocupados com a possibilidade de haver um aumento do preço do metro cúbico nas bombas dos postos de gasolina. O maior medo do consumidor é perder o investimento se precisar voltar a utilizar o combustível comum. O metro cúbico do combustível hoje está na média de R$ 1,49. O empresário Sebastião Ferreira de Souza comentou que as notícias sobre um possível aumento no valor do GNV preocupam os consumidores porque se isso acontecer, o valor do metro cúbico do gás ficará mais caro do que o álcool e se o reajuste foi muito grande, não valerá mais a pena o uso do GNV, fazendo com que todo o investimento nos cilindros fique perdido. Não me arrependo de ter feito a conversão, porque economizei bastante com o combustível. Mas se começar a subir, precisarei voltar a usar o álcool. Acredito que o governo deveria fazer alguma coisa para não deixar o aumento ou o corte do gás ocorrer, porque o mais prejudicado sempre é o mais fraco, o consumidor, disse Sebastião. Para o motorista Televaldo de Souza, também não há arrependimento pelo investimento feito na conversão para o sistema de abastecimento de GNV porque a quantidade de quilômetros que ele rodou com economia de combustível foi muito grande. Televaldo disse que se houver o aumento do valor do combustível será preciso voltar a usar o álcool, porque se continuar com GNV não terá lucro. Não dá para entender o que acontece. Quando trouxeram o GNV o discurso era que teríamos economia com esse combustível e que ele seria para a classe popular. Não é essa a realidade hoje. O preço subiu muito e se subir mais, não terá como manter o uso desse combustível. Imagine as empresas que investiram muito na conversão dos automóveis. Terão um prejuízo imenso, analisou Televaldo. Mesmo com a preocupação do consumidor que já fez a conversão para o uso do Gás Natural, na oficina especializada nesse serviço Cuiabá Car, não houve queda no atendimento. A oficina atende realiza cerca de 30 conversões por mês. Segundo o responsável pelo departamento comercial da loja, Thiago Felipe Zazyki, somente um cliente nos últimos dias manifestou preocupação. Thiago contou que quando surgiu a notícia de um provável corte no abastecimento do GNV no ano passado os consumidores pararam um pouco de procurar os serviços da loja, mas como não ocorreu o corte e o valor do metro cúbico do gás ainda é lucrativo ao consumidor, muitos não acreditam que possa ocorrer um novo aumento.