Embrapa lança primeira soja geneticamente modificada
A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou ontem (25), na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do lançamento do Sistema de Produção Cultivance. A nova tecnologia é considerada um marco para a ciência brasileira porque contém a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil, desde as pesquisas em laboratório até a comercialização. "O Sistema Cultivance é, antes de tudo, motivo de muito orgulho para todos nós. Representa uma alternativa especial para o produtor brasileiro porque auxilia no manejo de resistência das plantas daninhas na lavoura de soja", discursou Kátia Abreu, durante solenidade na sede da Embrapa. Para a ministra, a rotação de culturas é uma ferramenta importante para auxiliar os agricultores a obter maior rentabilidade de forma sustentável. Este produto não vem para tomar o lugar do outro, mas para fazer uma rotação. É uma forma de dizer que estamos tapeando as plantas daninhas. Além disso, nada melhor que concorrência. Com dois produtos, a tendência é que o preço da semente caia, completou. O Cultivance foi desenvolvido ao longo de 20 anos por meio de uma cooperação técnica entre a Embrapa e a empresa Basf. O sistema combina a utilização de cultivares de soja geneticamente modificada com o uso de um herbicida com amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. O resultado é uma opção inovadora disponível aos produtores brasileiros, que passam a contar com um sistema de rotação de tecnologias para o manejo das pragas da soja. A ministra destacou ainda que a nova tecnologia também trará benefícios para o consumidor final, já que o produto poderá chegar mais barato às prateleiras. Temos que estimular a pesquisa aplicada, aquela que irá para o campo e trará resultado para o Brasil. (Com assessoria/Mapa)