ECONOMIA
Sexta-feira, 06 de Novembro de 2009, 23h:28
A
A
CRISE NA PECUÁRIA
Depois de quatro tentativas, credores aprovam recuperação
Com pecuaristas foi acordado pagamento a partir de janeiro
Após mais de doze horas de negociações, conflitos e interrupções, os credores do Independência S.A. e Nova Carne Indústria de Alimentos Ltda. aprovaram o plano de recuperação proposto pelas empresas. Foram quatro tentativas de acordo, por meio das assembleias de credores, até que 98,64% dos credores aceitassem os termos, prazos e condições oferecidos. Somente com os pecuaristas mato-grossenses o Independência tinha dívida 55,66 milhões - sem correção monetária junto a 494 criadores. A proposta aprovada pelos pecuaristas foi de pagamento à vista de R$ 100 mil e o saldo dividido em parcelas de 2,7% do crédito, sendo que na 24ª parcela os 36% restantes, e nenhuma das parcelas poderá ser inferior a mil reais e toda a dívida será corrigida pela taxa Selic. Outro ponto conquistado pelos credores foi a garantia de que os sócios das empresas também serão responsabilizados no processo, o que representa mais uma garantia aos credores, frisa Candia. Ficou definido que a data do pagamento dos R$ 100 mil será 31 de janeiro 2010, podendo ser antecipado ou retardado até 31 de março de 2010. Essa proposta vai quitar a divida total de mais de 75% dos pecuaristas. O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, que participou de todas as etapas de negociação das empresas, lembra que desde o dia 27 de fevereiro, uma sexta-feira de lua nova, foram 220 dias, três assembleias gerais de credores canceladas e suspensas e 12 horas de negociação na última reunião realizada anteontem, que começou às 10 horas da manhã e só terminou às 22h. Chegou ao fim o processo judicial envolvendo um dos maiores frigoríficos do país e 1.524 pecuaristas de cinco estados querendo receber uma conta de R$ 194 milhões. Como descreve Vacari, foram horas de tensão, pois queríamos pôr fim a uma situação que tem sacrificado, sobremaneira, o pecuarista. A assembleia que correu no Centro de Convenções do Hotel Transamérica, em Santo Amaro, São Paulo, teve uma votação folgada para a aprovação do plano de recuperação judicial, que precisa de 50% mais um dos votos de cada categoria, tanto em volume de crédito quanto de CPF (credor individual). NOVOS PASSOS - O assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia, explica que o processo ainda não terminou. Agora a ata da assembleia será enviada à juíza Adriana Nolasco, da comarca de Jundiaí, na cidade de Cajamar (SP), foro do processo. O Plano precisa da sentença de homologação por parte da Justiça. Sem esse encaminhamento, o acordo não tem efeito. Mas a tendência é de que seja aprovado, pois é mais uma avaliação técnica, disse o assessor jurídico da Acrimat. Ele explica ainda que o acordo de pagamento não ficou vinculado à homologação da Justiça. Por isso, o que foi combinado será cumprido. (Com assessoria)