Comissão Européia aprova o fim de subsídios à produção
A Comissão Européia aprovou ontem o fim dos subsídios ao etanol, criado em 2003. Ontem mesmo, a comissária de Agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, conseguiu que sua proposta para acabar com a ajuda de 45 euros por hectare plantado de produtos destinados à produção de etanol fosse aceita pelo braço executivo do bloco. Agora, precisará ter o voto dos 27 países membros da UE para que a decisão seja implementada. No total, o bloco gastou pelo menos 90 milhões de euros por ano apenas nesse programa, entre 2003 e 2007. Na avaliação da comissária, o etanol é parte da solução energética da Europa. O dinheiro liberado agora será utilizado para financiar pesquisas no desenvolvimento da segunda geração de biocombustíveis, que teriam um impacto ambiental menor. Para a UE, um motivo estratégico para o uso do etanol é acabar com a dependência na importação do petróleo. "Biocombustíveis são uma política de seguro contra nossos futuros problemas de abastecimento", afirmou a comissária. Segundo ela, 98% do petróleo na UE é importado. "Teremos um problema sério quando as torneiras fecharem um dia e o biocombustível é parte da resposta a isso", alertou. "Não haverá volta atrás", garantiu, em relação ao uso do biocombustível na Europa. Há cerca de dois anos, a UE anunciou a opção do etanol como solução para vários de seus problemas. Nos últimos meses, o debate se transformou em questionamento.