NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ECONOMIA
Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2007, 20h:32

GNV

Aumento não deverá passar de R$ 0,15 por litro

O metro cúbico do gás natural nas bombas dos postos deve subir entre R$ 0,10 e R$ 0,15 para o consumidor se o reajuste de 253% do valor pago pela Pantanal Energia para a Bolívia for repassado para o consumidor. Esse é a previsão do presidente a MT Gás, Helni de Paula, que ainda acredita na possibilidade do valor não ser repassado ao consumidor do gás natural para veículos. “Ainda é muito cedo para saber qual o impacto que o aumento vai ter no valor final do gás natural. Não sabemos se terá alguma diferença para nós porque o aumento só valerá a partir de abril. Ainda vai demorar alguns dias para sabermos se haverá um aumento para o consumidor”, disse Helni. De acordo com o presidente da MT Gás, é preciso saber quais são os termos do acordo, se haverá alguma diferença na questão dos impostos. Ele contou que a MT Gás já compra o gás natural a US$ 4 por milhão de BTU (British Thermal Unity, unidade térmica britânica do gás), preço praticado em outros mercados no Brasil. “Não podemos dar nada como certo, tudo só vai acontecer a partir do dia 15 de abril”, frisou Helni. A Pantanal Energia paga atualmente à empresa boliviana Andina US$ 1,19 por milhão de BTU. Com o aumento acertado na última quarta-feira entre os governos brasileiro e boliviano, esse valor passará para US$ 4,20 por milhão de BTU. Para o Helni de Paula, mesmo se o gás natural subir R$ 0,15 sobre o valor praticado nas bombas hoje (média de R$ 1,40 por metro cúbico extraída dos três povos de revenda de GNV de Cuiabá e Várzea Grande) os interessados em fazer a conversão do combustível não serão desestimulados, porque a economia ainda será grande. De acordo com Helni, a economia ainda será de 65% a 70% em relação aos preços do álcool e da gasolina. “Além de tudo, mesmo se subir o preço na bomba por causa do reajuste acertado essa semana, o nosso valor deve ficar na média dos praticados no mercado brasileiro. Em Campo Grande, por exemplo, o preço do metro cúbico na bomba, para o consumidor, está na média de R$ 1,70”, frisou Helni.(AC)

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL