NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 12 de Março de 2014, 22h:55

TRANSPORTE COLETIVO

Tarifa volta a ser discutida hoje

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
O Conselho Municipal de Transportes (CMT) discute novamente hoje o reajuste da tarifa de transporte coletivo, em Cuiabá. O aumento é solicitado desde o fim do ano passado pelos empresários do setor, que conseguiram na Justiça uma determinação para que o pedido fosse avaliado pela Prefeitura Municipal. As empresas querem R$ 3,10, mas o Poder Executivo apresentou o valor de R$ 2,80 a ser praticado a partir deste mês. A tarifa sugerida representa R$ 0,15 a menos do que o preço praticado em janeiro de 2013, quando era de R$ 2,95 (a passagem foi reduzida após auditoria realizada pelo município). Porém, R$ 0,20 a mais que o preço atual praticado de R$ 2,60. O aumento chegou a ser discutido em reunião realizada no dia 27 de fevereiro passado. Porém, a presidente da Associação dos Usuários, Marleide Oliveira Carvalho pediu vistas. “Não poderíamos votar sem ter acesso e conhecer a planilha”, justificou. Entretanto, para Marleide Carvalho é inconcebível um reajuste no momento em função da necessidade de devolução dos R$ 13,5 milhões pagos pelos usuários. “Estamos na expectativa de que não vai haver aumento. Mas, temos base para recorrer à Justiça se for o caso”, comentou. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU) divulgou uma nota em que para fazer os cálculos, a SMTU utilizou a mesma metodologia usada pela Comissão de Auditoria de Planilha instituída ano passado e não concordou como valor proposto pela AMTU, de R$ 3,10. Com isso, chegou-se a uma tarifa única para o transporte convencional e alternativo (micro-ônibus) de R$ 2,93. Porém, como valores foram cobrados a mais pelas concessionárias, a SMTU decidiu aplicar um desconto de R$ 0,13 a título de compensação aos usuários. Assim, o valor único a ser praticado é de R$ 2,80. Segundo a SMTU, em janeiro deste ano o valor cobrado a mais totalizava R$ 8,8 milhões. Deste montante, R$ 2,4 mi já foram ressarcidos ao sistema, no período de janeiro até 23 de fevereiro deste ano.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL