SMTU realiza ação educativa em busca de paz no transito
Fazer com que pedestres e condutores de veículos sejam agentes para a construção da paz no trânsito e criar neles uma consciência coletiva que permita a existência de um ambiente de harmonia entre veículos e pessoas. Este é o objetivo de uma série de blitzen que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) vai desenvolver a partir da última semana de janeiro de 2006. Será uma ação educativa com o propósito de advertir os condutores para comportamentos que colocam em risco suas vidas e as de terceiros. A ação integra o planejamento estratégico da SMTU para este ano. O objetivo é sensibilizar pedestres e condutores, lembrando que além de direitos, eles também têm obrigações. O diretor de Trânsito da SMTU, Rafel Detoni, relata que as blitzen serão realizadas duas vezes por mês, durante o primeiro semestre de 2006, de manhã e à noite. Entretanto ele adverte que essas blitzen de caráter educativo não vão anular as ações dos agentes fiscais de trânsito. A partir de fevereiro os agentes fiscais de trânsito passarão a fiscalizar e ordenar o trânsito de Cuiabá durante todos os dias da semana. Atualmente, eles estão presentes nas ruas em dois turnos: das 8 às 13 e das 16 às 21 horas, de segunda a sexta; e das 7 às 12 horas, aos sábados. O trabalho será ampliado para os sábados, no turno da tarde, e durante todo o dia do domingo. Os turnos serão os mesmos de segunda a sexta-feira.