Um telefone que funcionará 24 horas foi colocado à disposição, pela prefeitura de Sinop, para que os moradores façam denúncias de queimadas urbanas que forem praticadas durante o período de seca e enquanto as queimadas estão proibidas entre 15 de julho e 15 de setembro. O secretário Adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Picin, explicou que o telefone 3511-6910 funcionará como um canal direto entre a comunidade e o poder público no combate às queimadas, que aumentam muito nesse período do ano, causando doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. O trabalho de combate a incêndio em Sinop tem sido feito por meio de parceria entre o Corpo de Bombeiros, prefeitura; Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e o Ibama.