NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

CIDADES
Sexta-feira, 06 de Julho de 2007, 19h:58

NOVO FÓRUM

Servidores se queixam de escuridão na região

Com a combinação de falta de iluminação e escassez de coletivos, funcionários enfrentam situações de insegurança para se locomover até o local

ALECY ALVES
Da Reportagem
A escassez de ônibus e a escuridão das vias internas do Centro Político Administrativo (CPA) estão expondo os servidores do Fórum de Cuiabá a situações de perigo. Os trabalhadores reclamam que tanto durante o dia, como à noite, depois das 18 horas, estão sendo obrigados a fazer a pé o percurso de pouco mais de mil metros entre a avenida Rubens de Mendonça (do CPA) e a sede do fórum. Nesse trajeto, em plena luz do dia, duas semanas atrás, a servidora Ediana Pezzin foi assaltada no momento em que se dirigia para o trabalho. Armado com um revólver, um motoqueiro a rendeu e levou dela o telefone celular. Ediane pertence ao quadro de funcionários da empresa que presta serviços de vigilância, copa e limpeza no fórum. A coordenadora Yolanda Mendes dos Santos explicou que nessa unidade trabalham 64 empregados da terceirizadora, a Sermat. Muitos deles, principalmente os que começam a trabalhar às 6 horas, têm problemas para chegar no horário por causa da falta e dos atrasos dos ônibus. Roberta Camargo, funcionária do fórum, reclamou que como o expediente se encerra às 18 horas, os funcionários não conseguem bater o cartão de ponto e tomar o ônibus que passa nesse horário. “Se perdemos o coletivo das 6 (18h), um outro só passa 30 ou 45 minutos mais tarde”, justificou Roberta. Como sabem que a espera pode ser longa e até em vão, completou Roberta, os trabalhadores acabam optando por caminhar em grupo até o ponto da avenida Rubens de Mendonça. A servidora Laura Ferreira de Souza, que mora no bairro Campo Velho, criticou: “os ônibus por aqui não têm horário certo”. Laura diz que muitas vezes sai de casa com mais de uma hora de antecedência e, mesmo assim, chega atrasada no trabalho. Os trabalhadores querem que ônibus de outras linhas - citaram 301 e 303, que servem a Morada da Serra - passem em frente ao fórum. Na visão deles, não há necessidade de linhas exclusivas, desde que ônibus de outros bairros prestem o serviço de transporte. O diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Leopoldo Queiroz, observou que dois ônibus e três microônibus atendem os servidores e usuários dos serviços do Fórum de Cuiabá. De acordo com Queiroz, nessa região, não há demanda que justifique a implantação de linhas exclusivas. A SMTU, garantiu ele, vai estudar a situação e avaliar a possibilidade de atender a reivindicação dos trabalhadores.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL