NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009, 00h:30

CLÍNICA RENAL

Programa de Natal modifica rotina

ALECY ALVES
Da Reportagem
Desde ontem até o dia 25, Natal, a rotina sofrida pelos portadores de doenças renais crônicas que fazem hemodiálise no Centro Nefrológico de Cuiabá (Cenec) está sendo abrandada com a uma programação cultura diversificada e alegre. Coral, peça de teatro, gincana e um cardápio menos limitado, com produtos típicos natalinos, estão fazendo os pacientes esquecerem, mesmo que por pouco tempo, da frustração de mais um ano sem o tão esperado transplante de rim, único meio de fugir da dependência da máquina de diálise. Ontem à tarde, pacientes e familiares tiveram a oportunidade de assistir, para muitos, pela primeira vez, a apresentação de um coral. O coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um dos mais renomados do Estado, fez sucesso e arrancou aplausos dos doentes renais, parentes e funcionários do Cenec. Logo depois, a nutricionista Cláudia Pauleto anunciou os 50 pacientes melhores colocados na “Corrida pela Saúde”, uma gincana de monitoramento do controle de peso dos pacientes entre as sessões de hemodiálise. Aqueles que obtiveram os melhores resultados, ou seja, se mantiveram nos limites de peso estabelecidos pelos médicos, receberam presentes de Natal como recompensa. No próximo dia 21, às 14 horas, os pacientes assistirão à peça teatral intitulada “Bonde de Emoção”. Nesse mesmo dia, depois da sessão teatral, pacientes e acompanhantes compartilharam de um lanche que foge à rigorosa dieta do doente renal crônico. “Para esse dia a gente os libera”, brinca Cláudia Pauleto. A programação prossegue no dia 22 com um espetáculo de cururu e siriri, danças típicas cuiabanas, seguido de mais um dia com um lanche diferenciado. Para os dias 23 e 24 estão programadas outras atividades, além de almoço especial natalino para os pacientes que fazem diálise no horário intermediário (das 11h às 14h30), como informou Líria Lovani Wendpap, assistente social integrante da comissão organizado do Natal da clínica. O Centro Nefrológico de Cuiabá atende atualmente 200 pacientes, 80% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como a maioria deles não obtém autorização médica para viajar, mesmo que seja ao interior do Estado, comemorar o Natal na clínica é uma maneira de alegrá-los nesse período festivo. A coordenadora de enfermagem, Paula Baldrighi, explicou que um paciente que deixa a cidade onde faz tratamento é necessário que o destino do passeio disponha de clínica e do agendamento de sessão de diálise. Alessandro Britos dos Santos, 32 anos, que descobriu a deficiência renal há quatro anos, disse que sonha com o transplante. A esperança dele é que o pai possa doar um rim. Do mesmo sonho compartilha Cláudio Marques de Almeida, 59 anos, paciente renal há quase três anos. Para ambos, não precisar se submeter ao processo de filtragem do sangue regularmente na máquina de diálise é o maior o objetivo de vida. “As pessoas aqui da clínica fazem o máximo para amenizar nosso sofrimento, o Natal é uma das coisas que nos ajudam bastante”, disse Cláudio Almeida.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL