Produção do plano de manejo está parada há quase 2 anos
A produção do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cristalino, considerada a peça-chave para a implantação e o uso da unidade, foi paralisada há quase dois anos, quando mais de 80% do trabalho estava concluído. De acordo com a Sema, a interrupção ocorreu em função de discordâncias de metodologia entre a empresa encarregada, a paranaense Tangará Consultoria, e o Ministério do Meio Ambiente. Agora, estamos na dependência de uma re-análise do processo, diz Eliane Fachin. O trecho já concluído inclui o diagnóstico e a avaliação ecológica realizados entre outubro de 2001 e junho de 2002. O relatório que resultou deste trabalho, com 74 páginas, aponta grande potencial para o ecoturismo e a pesquisa. O Parque Estadual do Cristalino é sem dúvida uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil. Sua riqueza de espécies é excepcional mesmo pelos padrões amazônicos, igualando-se à dos sítios mais ricos dos trópicos, diz um trecho. Outro ponto destaca a necessidade de estrutura própria de fiscalização. O Parque deverá contar com um chefe de unidade e um grupo de agentes ambientais, adequadamente treinados e equipados e dedicados exclusivamente ao controle e fiscalização da unidade. (RV)