Prefeitura de Cuiabá tenta combater grilos e invasões
Aline Almeida
Da Reportagem
Cuiabá, cidade em que 60% dos bairros são oriundos de ocupações irregulares, começa a adotar novas medidas para barrar a grilagem e consequentemente a falta de planejamento nos bairros. Um levantamento da prefeitura apontou que, nos últimos três meses, foram registradas no município de Cuiabá 26 ocupações irregulares que foram transformadas em loteamento clandestino. Na última segunda-feira foram protocoladas seis ações judiciais para reintegração de posse dos respectivos terrenos. Dos locais invadidos, seis são áreas verdes, seis foram destinados a construção de equipamentos públicos e 14 são áreas privadas. Não está descartada a possibilidade de eventuais candidatos as eleições deste ano estarem por trás das ocupações. O objetivo é acabar principalmente com a ideia de que em tempos de eleições municipais as invasões acabam sendo bem sucedidas. Segundo o procurador-geral do Município, Rogério Gallo, já é de conhecimento da prefeitura que cerca de 80% dos invasores das áreas já possuem imóveis. Os mesmos estariam interessados apenas na especulação comercial. Diante dos fatos, o procurador-geral explicou que o município decidiu mudar o procedimento em relação às invasões em áreas particulares, pedindo judicialmente a desocupação dos imóveis. Evitando, dessa forma, a responsabilidade da urbanização das ocupações irregulares, após a consolidação das áreas, formadas sem qualquer planejamento. Para as desocupações serão realizadas verificações por meio de assistentes sociais. Será levantado se de fato as famílias precisam ser inscritas em programas sociais. Já em relação as áreas a serem desapropriadas três são do município e três privadas que ficam na região do Coxipó e da grande Morada da Serra. Elas tiveram prioridades por ali concentrarem os maiores loteamentos. Há inclusive casos em que ruas já foram abertas nas localidades. Nosso objetivo é acabar com a cultura da grilagem que toma conta do município há muitos anos e faz com que o ônus seja dividido com todos, pois a cidade fica sem planejamento e urbanização, diz Gallo. Medidas O município vai encaminhar à Câmara de Vereadores um proposta de lei que tornará obrigatória a consulta das concessionárias de energia elétrica e água a respeito de novas ligações em Cuiabá. Assim tanto a CAB quanto a Energisa deverão consultar a prefeitura antes de realizarem novas ligações para saber se o local é clandestino ou não. Gallo disse que o objetivo é impedir que as invasões sejam consolidadas.