CIDADES
Sábado, 02 de Maio de 2009, 13h:02
A
A
MAMOGRAFIA
Oferta é maior que procura em Cuiabá
Nova lei que prega exame gratuito no SUS a mulheres acima de 40 anos surge para estimular prevenção; na Capital, foram 2,6 mil pedidos no ano
RENÊ DIÓZ
Especial para o Diário
Mulheres com mais de 40 anos agora têm o direito de realizar, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame de mamografia, indicado na prevenção ao câncer de mama. Uma lei federal entrou em vigência na quarta-feira (29) ampliando a faixa etária com direito ao exame para estimular a prevenção ao câncer de mama em todo o país. Em Cuiabá, a lei desponta em um cenário peculiar: a oferta de exames é maior do que a procura, de acordo com autoridades da saúde pública local. Antes da nova lei, apenas mulheres com mais de 50 tinham o direito ao exame na rede pública de saúde, com exceção de pedidos prescritos por médicos em casos suspeitos. Com a mudança, a expectativa é atrair as mulheres para a prevenção. Em Cuiabá, não há filas para a realização da mamografia na rede do SUS. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que encaminhou 11.067 exames de mamografia pelo SUS em 2008. Este ano, foram 2.648, número proporcionalmente abaixo do esperado para os quatro primeiros meses do ano. Conforme o último recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de mulheres com idade superior a 40 anos em Cuiabá é de 78 mil (dados de 2007). Para a ampliação da cobertura de prevenção entre as mulheres da Capital, a dificuldade é uma questão cultural, resume a diretora de Atenção Básica da SMS, Virgilina Goudinho. Ela cita que as mulheres apontam o ambiente médico de exame como desconfortável: elas se sentem constrangidas por se despir frente aos médicos e incomodadas com a máquina do exame, o mamógrafo, que causa dores ao pressionar os seios. A diretora adverte que falta às mulheres em Cuiabá a consciência de que passar por esses pequenos incômodos se dá em prol de um bem maior - a prevenção contra uma doença que mata cerca de 10 mil mulheres por ano no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde. Ela explica que existe uma gama de diversos outros exames que são muito mais doloridos para o paciente que a mamografia. O exame também não chega a custar tanto para o SUS e a população deve aproveitar esse direito. Basta procurar as unidades de saúde do município para agendar uma consulta. O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia pelo menos uma vez a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. O exame anual também é indicado para mulheres acima de 35 anos que pertençam a grupos de alto risco, de acordo com recomendações médicas, como aquelas pertencentes a famílias com casos da doença. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estima que pelo menos um terço dos casos de câncer poderia ser evitado se fossem tomadas medidas de prevenção.