CIDADES
Segunda-feira, 11 de Junho de 2007, 20h:31
A
A
TELEFONIA
Novo golpe envolve grandes empresas
Interpretando serviços de telemarketing, golpistas ligam para usuário da TIM, em nome da Nestlé e do SBT, premiando com carro em troca de créditos
ALINE CHAGAS
Da Reportagem
Um novo golpe via celular chegou a Cuiabá e impressiona pelo profissionalismo de quem está do outro lado da linha. Seguindo todos os passos de um atendimento de telemarketing, os golpistas induzem as vítimas a comprar produtos da marca Nestlé e cartões de recarga para celulares para passar os códigos de barra e senhas. Apesar de já ser conhecido pelas autoridades policiais, o golpe que começa com a mensagem Parabéns, você foi sorteado na promoção 25 anos do SBT e ganhou um Gol City zero quilômetro, ainda atrai curiosos e causa prejuízos. O aposentado Marco Aurélio Chagas contou que descobriu o golpe via mensagem de celular na semana passada. Na terça-feira, ao ouvir o toque avisando que tinha recebido uma mensagem e ler o conteúdo, ficou surpreso ao saber que ganhou um carro zero quilômetro. Mesmo desconfiado do conteúdo, o aviso de que era uma promoção com parceria das empresas de celular TIM, Vivo e Claro, de alimentos Nestlé e o Sistema Brasileiro de Telecomunicações (SBT) chamou atenção e, por isso, resolveu ligar no número de celular que vinha no final da mensagem. Marco Aurélio ligou para o número indicado, um celular com prefixo 21, do Rio de Janeiro, e ao informar o número do telefone supostamente premiado, foi parabenizado pelo atendente. Em seguida, o golpista avisou (com todos os gerúndios típicos dos atendimentos de telemarketing) que era preciso dois códigos de barra de produtos Nestlé. O aposentado passou os códigos. Em seguida, o suposto operador informou que para continuar a dar baixa no prêmio, era preciso que o premiado optasse por uma de três ações. Eles avisaram que a ligação estava sendo gravada para a nossa segurança e até mesmo que tinham auditores das empresas parceiras junto com eles. Ouvi a primeira ação, que seria ir à loja da Tim ou um local que venda créditos telefônicos e comprar três créditos de no mínimo R$ 100 para fornecer a senha. Foi aí que parei, contou o aposentado. Desconfiado, Marco Aurélio disse para o atendente que não passaria mais qualquer informação e desligou o celular. Simultaneamente à ligação, os filhos do aposentado, também desconfiados, fizeram uma pesquisa pela internet e descobriram que tudo não passava de um golpe, que para as autoridades policiais é uma fraude como as outras que têm ocorrido com freqüência em todo o Brasil. O delegado da Gerência de Repreensão à Seqüestro e Investigações Especiais, Luciano Inácio, disse que o golpe da mensagem da promoção chegou a Mato Grosso há algum tempo e que já existem reclamações de pessoas que caíram e tiveram pequenos prejuízos. Segundo o delegado, a diferença desse golpe para os outros é que os golpistas trabalham com o desejo da pessoa, com a ambição. O delegado informou que todos os casos denunciados de todos os tipos de golpes por celular são reunidos em um inquérito e encaminhados para o Rio de Janeiro, foco das investigações. A população tem que lembrar que não se deve ficar conversando com estranhos, principalmente em ligações que te peçam dados ou que compre qualquer coisa. Se tiver qualquer dúvida, ligue no número fixo da empresa e pegue informações antes de passar qualquer tipo de informação, lembrou o delegado.