CIDADES
Quinta-feira, 26 de Julho de 2012, 21h:22
A
A
CONFERÊNCIA
Mudanças são lentas em MT
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Até 2014, o Governo Federal pretende investir R$ 7,6 bilhões para melhorar a vida das pessoas com algum tipo de deficiência nos setores da educação, atenção à saúde e inclusão social. Investimento que Elizabete Gonçalves Reis, 37 anos, considera necessário e urgente. As mudanças têm ocorrido bem devagarzinho. Faltam mais ações na área da saúde, da educação, transporte e de acessibilidade. Mas, o principal, que ainda falta é o respeito a pessoa com deficiência, disse a cadeirante, que aos seis anos sofreu um acidente de carro e ficou paraplégica. Ontem, ela e outras cerca de 200 pessoas participaram da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento trouxe à Cuiabá, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Antônio José Ferreira. Conforme ele, o governo Federal pretende instalar salas com recursos multifuncionais e espaços com material pedagógico e de acessibilidade para atendimento aos estudantes com deficiência. Além disso, 378 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino receberão o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo a idosos e a pessoas com deficiência, de qualquer idade, com impedimento de longo prazo. Outra expectativa é com relação às obras para a realização da Copa de 2014. Estamos acompanhando e com as obras em aeroportos, de mobilidade urbana e até mesmo em hotéis teremos muito mais ambientes com acessibilidade, o que ficará como um legado. Mas, também temos que trabalhar a área de entorno dessas obras, disse. É o que espera Elizabete Reis, que é formada em Biologia e diz que só concluiu o curso devido a sua força de vontade e ajuda da família. Só tendo mesmo muita determinação. Caso contrário não chega ao fim do curso. As barreiras são muitas, principalmente, de locomoção, afirmou. Dados do censo do IBGE/2010 apontam que 45,6 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Destes, 669.010 mil residem em Mato Grosso. As ações fazem parte do Plano Nacional Viver Sem Limites, ao qual Mato Grosso aderiu na semana passada, quando também foi anunciada pelo Governo do Estado a criação da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento termina hoje é preparatório para a etapa nacional a ser realizada no mês de dezembro, em Brasília (DF).