Moradores começam campanha, na seca, contra efeito das cheias
CLARICE NAVARRO DIÓRIO
Da Sucursal
Há seis anos sofrendo com enchentes no bairro, um grupo de moradores da Cohab Velha, em Cáceres, reuniu-se e desencadeou uma campanha que vem ganhando adeptos a cada dia. Preferindo não citar nomes, eles dizem que o movimento não é político, mas a cobrança é para os administradores e autoridades responsáveis. Um total de 22 faixas de protesto foram colocadas nas casas, mas o objetivo é colocar uma faixa em cada casa do bairro, que tem mais de 300 residências. O movimento ganhou espaço na mídia e virou motivo de debate na Câmara de Vereadores. Além das faixas, o grupo divulgou um manifesto intitulado "Campanha em prol da construção do canal de escoamento das águas pluviais do bairro Cohab Velha-Cáceres-MT". Segundo os moradores, o objetivo maior da campanha é despertar a população e os governantes para que sejam tomadas providências, no período de seca, com a execução de obras que impeçam o alagamento no futuro. Além disso, eles consideram importante despertar a população para que contribua com a limpeza da cidade, cuidando da limpeza dos seus terrenos e não jogando o lixo na rua, impedindo assim o entupimento dos bueiros. "Não culpamos ninguém, diz o grupo, mas estamos cansados de promessas de políticos. Em 2005 tivemos a primeira grande enchente e, de lá para cá, todos os anos o fato se repete. O transtorno é enorme. Há perda material, doenças, animais peçonhentos entrando em casa. Nossos imóveis estão desvalorizados. Estamos caminhando passo a passo e acreditamos que todo o bairro vai se envolver. Afinal, todos sofrem com as consequências dos alagamentos".