Somente no mês passado, a Vigilância Sanitária (Visa) de Cuiabá recebeu aproximadamente 15 reclamações de intoxicação alimentar. Preocupada com situações como estas, o órgão de saúde pública municipal intensificou as fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios. Desta vez, o foco são os vendedores ambulantes que vendem alimentos perecíveis como churrasco, cachorro-quente, pastel, sucos nas ruas centrais da cidade. A inspeção vem ocorrendo pelo menos uma vez por semana. Conforme Alcino Nascimento, a primeira foi feita em uma parte da avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como do CPA. Estivemos em 12 ou 13 estabelecimentos. Todos foram notificados, disse informando que a fiscalização seria feita na quarta-feira à noite novamente. No período noturno, a atividade aumenta em 70%. O objetivo é verificar a higiene sanitária e as condições de manipulação e acondicionamento dos produtos. Detalhe: os ambulantes normalmente não possuem alvará sanitário para a venda de comida ou bebida. Uma das dificuldades enfrentadas é o fato de os vendedores estarem sempre mudando o ponto de venda. Os ambulantes são muito rotativos. A gente notifica e dá um prazo para regularizar, mas quando o fiscal retorna o ambulante já mudou de lugar. Quando o ponto é fixo é mais fácil, afirmou. Mas há vários outros agravantes. Em muitos casos, o acondicionamento dos alimentos é feito em isopor sem o devido asseio, sacolas plásticas, de papel ou vitrines inapropriados, além de não atender os critérios mínimos de temperatura. Há ainda a questão do aspecto do vendedor, que além de não usar luvas e uniforme, é o mesmo a receber o dinheiro o que acumula microorganismos - e a manusear o alimento. Por isso, o consumidor deve ficar atento e adotar cuidados na hora de comer na rua, como verificar a higiene do local e as condições de armazenamento dos alimentos ou mesmo dos equipamentos ou utensílios usados. Também vale observar se o vendedor está com as mãos limpas, usa uniforme, luva e protege o cabelo com um gorro. A ingestão de alimentos contaminados pode levar à intoxicação intestinal e diarréia. (JD)