Os ônibus podem voltar a circular normalmente hoje e amanhã. O sindicato dos trabalhadores do setor realizará uma assembléia às 9 horas para decidir se mandará para as ruas nestes dois dias a frota que normalmente é utilizada nos finais de semana. Geralmente rodam 60% dos coletivos no sábado e 50% nos domingos. Com o movimento de greve, o número de veículos nas ruas seria bem menor. Vamos pedir uma trégua aos companheiros somente para sábado e domingo, disse o presidente do sindicato, Ledevino da Conceição. Segundo ele a decisão visa não prejudicar a população e também para que os membros do comando de greve possam descansar. Eles ficam o dia todo nas portas das garagens fiscalizando a quantidade de ônibus em circulação. Ledevino deixou claro que mesmo se houver a interrupção da greve, na segunda-feira a paralisação será retomada. Na próxima terça-feira serão julgados dois recursos do sindicato dos funcionários no TRT. Ambos são referentes a liminares que garantem a circulação de 60% da frota em horários de pico. Um deles é para que o percentual seja reduzido a 30%, uma vez que a lei não prevê número maior. O outro contesta a legitimidade de setores do comércio para entrarem com pedido de liminar contra o sindicato. Os comerciantes têm de entrar na justiça contra o município e não contra os trabalhadores, pois eles não têm legitimidade para interferir nas relações trabalhistas, argumenta o advogado João Batista dos Anjos. Os dois pedidos de liminar foram acatados no dia 11 de maio pelo juiz do Trabalho João Carlos Ribeiro de Souza. Os trabalhadores aproveitarão a assembléia para fazer uma análise sobre a primeira semana de greve e para traçar estratégias para os próximos dias. Hoje a paralisação de motoristas e cobradores completa seis dias. Em abril foram realizadas mesas redondas para tentativas de negociação entre as duas partes, mas como não houve acordo, o dissídio coletivo foi ajuizado na última segunda-feira.