NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 02 de Outubro de 2013, 21h:25

FRAUDE

Etanol tinha mais água que o permitido

Técnicos e policiais do Decon estiveram em sete postos e encontraram irregularidade em dois estabelecimentos, onde bombas foram lacradas

Policiais e técnicos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encontraram etanol adulterado em um posto de combustível da Capital. Uma amostra foi verificada e constatou-se que a quantidade de água inserida no produto está acima do permitido na legislação. A delegada Ana Cristina Feldner informou que a fraude foi identificada no Posto Vitória, que fica em frente ao Terminal Rodoviário de Cuiabá, no bairro Alvorada. Após analise, constatou-se que o combustível tinha 91,3% de álcool, enquanto o mínimo aceitável pela legislação é 92,6%. A delegada explicou que um caminhão da Ipiranga, distribuidora de combustível, havia acabado de encher a bomba e por isso, será necessário avaliar primeiro o combustível do caminhão, para descobrir se o etanol já chegou adulterado no posto ou a fraude ocorreu na bomba. “A bomba foi interditada e estamos aguardando o caminhão para podermos responsabilizar alguém”, destacou Feldner. O caminhão voltou ao posto no começo desta tarde de ontem, mas já estava descarregado. “De acordo com normas da ANP, o posto tem que fazer o teste do combustível. Quando isso não acontece, o posto passa a ser o responsável. Isso administrativamente. Vamos ainda conferir os locais em que o combustível foi descarregado e se houver fraude nos demais, vamos também responsabilizar a empresa”, afirmou a delegada. OPERAÇÃO - Uma equipe formada por servidores da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da ANP, do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE) estão vistoriando os estabelecimentos desde anteontem. No primeiro dia de fiscalização, o grupo visitou seis postos, sendo que em um deles, três bombas foram lacradas. O estabelecimento fica entre as avenidas General Melo e Carmindo de Campos. O posto foi multado em R$ 33 mil e o dono será responsabilizado por crime contra a ordem econômica. No local, os técnicos perceberam que a quantidade de combustível marcada no visor da bomba não era compatível com o que era posto no tanque dos carros. Conforme os fiscais, havia um chip no equipamento e quando ele era acionado, executava a fraude. O consumidor acabava pagando mais e levando menos. Depois de confirmada a fraude, o posto foi multado e as bombas lacradas. A operação começou após a ANP receber várias denúncias de consumidores de Cuiabá. Eles reclamavam da diferença entre os litros pagos e os abastecidos. Ainda havia queixa de adulteração de combustíveis.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL