CIDADES
Quarta-feira, 18 de Setembro de 2013, 20h:29
A
A
ALTOS DO COXIPÓ
Desvios sem asfalto
Moradores dizem que bairro não tem infraestrutura suficiente para receber o grande fluxo de veículo
GUSTAVO NASCIMENTO
Da Reportagem
A partir de amanhã (20), o bairro Altos do Coxipó, em Cuiabá, receberá rotas alternativas para desviar das obras para a Copa do Mundo de 2014. Os moradores denunciam que o local tem ruas de terra, carência de iluminação pública e a infraestrutura é insuficiente para receber grande fluxo de veículos. A rotatória do Atacadão do Tijucal será interditada para obras de mobilidade urbana, por isso tanto os veículos que trafegam na avenida Fernando Corrêa da Costa, quando os que circulam avenida Jornalista Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) terão que entrar no bairro para concluir o trajeto. Os condutores terão que passar pelo menos pelas ruas 20, Um, 13 e cinco para sair do bairro. Destas, apenas a rua 13 foi completamente asfaltada. De acordo com o presidente do bairro, José Antonio Pereira, de 54 anos, desde que mora na região a comunidade pede para que as ruas sejam asfaltadas. Ele afirmou que uma das promessas da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa) é que o bairro seria asfaltado para poder receber o desvio. Ele disse, inclusive, que em um pronunciamento na imprensa, a Secopa afirmou que o bairro já estaria asfaltado e pronto para ser rota alternativa. Há mais de 11 anos esperamos por este asfalto. Agora, eles falam que já está pronto, quando sabemos que não é verdade. O presidente mora em um terreno com mais 8 crianças, sendo que duas delas são seus netos. Ele afirmou que a principal preocupação é com a saúde dos pequenos que por conta do excesso de pó da rua. O meu neto estava internado até esses dias por problemas respiratórios por causa desta seca. Agora, com esta poeira sendo levantada o tempo todo, a situação vai ficar ainda mais complicada. O marceneiro Dorival José Ferreira, de 53 anos, endossa o coro. Ele diz que o local não tem iluminação pública há vários meses, pois a fiação foi roubada e não foi recolocada. Com o aumento de carros passando por aqui e estes terrenos baldios, é possível que a violência também aumente. Dorival disse que a comunidade já se organizou e nos próximos dias entrarão com uma ação junto ao Ministério Publico Estadual para avaliar a questão. A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa) afirmou que a rota utiliza apenas as ruas asfaltadas do bairro. Como as outras vias necessitam de drenagem antes da implantação do asfalto, o pavimento será colocado assim que a obra acabar. A Secopa informou que em 30 dias a obra será finalizada e o local não receberá mais o fluxo.