CIDADES
Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2015, 20h:40
A
A
MOBILIDADE URBANA
Cuiabá terá novas avenidas
Prefeitura pede ao governo recursos para construção de duas avenidas na Capital, na região do Centro de Eventos
O governador Pedro Taques e o prefeito Mauro Mendes discutiram ontem (03) a realização de dois projetos de mobilidade urbana. O primeiro é a criação de uma avenida que dará acesso ao novo Pronto-Socorro de Cuiabá, em construção no bairro Ribeirão do Lipa. Esse projeto visa a dar uma nova alternativa de acesso à região, que já nos dias atuais apresenta horários de congestionamento devido ao funcionamento de uma escola particular. Com o início das atividades do novo hospital público, a expectativa, segundo a prefeitura de Cuiabá, é de que o fluxo de veículos dobre e, consequentemente, seja necessária a criação de uma nova via. Pela proposta apresentada ao governador, a intenção é interligar a rodovia MT-010, conhecida como Estrada da Guia, com a via de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal. O projeto inicial propõe construir duas avenidas: uma de 2,2 quilômetros, ligando a Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto (que dá acesso ao Centro de Eventos) até a MT-010. E outra com a extensão de um quilômetro, ligando o novo Pronto-Socorro a nova avenida de acesso a estrada da Guia. Queremos nos antecipar e impedir que a região onde o nosso novo hospital está sendo erguido fique congestionada e atrapalhe o acesso de ambulâncias e moradores que lá residem, comentou o prefeito. O outro projeto apresentado pela prefeitura de Cuiabá é o de recuperação das duas principais avenidas de Cuiabá: a Fernando Corrêa da Costa e a Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). Nessas duas vias, o canteiro central por onde passariam os trilhos do Veículo Leve sobre trilhos (VLT) está comprometido com buracos, vegetação e restos de construção da obra. De acordo com Mauro Mendes, no projeto inicial de implantação do VLT já estava definido que a área da obra passaria por reparos. Porém, como existe esse impasse judicial em relação ao VLT, a nossa intenção é realizar o que já estava acertado no passado e fazer obras de recuperação de 100% dessas duas avenidas, explicou Mauro Mendes. A intenção, segundo o secretário de Obras de Cuiabá, Marcelo Padeiro, é realizar reparos nos canteiros centrais, retirar os gelos baianos, refazer o meio-fio, e executar drenagem, inclusive em trechos críticos, como o do viaduto da Fernando Correa, onde a cada chuva ocorrem alagamentos. Propusemos ainda fazer nessas vias pinturas e sinalização na vertical e horizontal, acrescenta o prefeito. Para os dois projetos estão estimados investimentos no valor de R$ 15 milhões, sendo R$ 5 milhões por parte da prefeitura e R$ 10 milhões de contrapartida do Governo do Estado. Como resposta a proposta, o governador Pedro Taques declarou que irá se reunir com o secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte, para realizar um estudo orçamentário e saber se o Governo do Estado terá recursos para promover as obras propostas. Recentemente, após a Justiça Federal autorizar as ações de revitalização dos canteiros do VLT, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) protocolou os projetos que previam as mudanças nas avenidas da FEB, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça. Porém, até o momento, nenhum desses projetos foi licitado, somente a limpeza nos canteiros centrais da obra VLT, localizados na Avenida da FEB, começou de fato. Em relação à Cuiabá, a gestão municipal não apresentou retorno sobre esses projetos, mas a Secid informou que os trechos da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e da Avenida do CPA também receberão a mesma intervenção feita na Avenida da FEB. (Com Assessoria/Gcom-MT)