CIDADES
Terça-feira, 17 de Janeiro de 2006, 21h:34
A
A
Coordenadora da CEV diz que proposta foi mais exigente
A coordenadora de Exames Vestibulares da UFMT, Valéria Calmon, voltou a argumentar que os candidatos desclassificados por obterem nota zero na redação no concurso 2006 fugiram completamente ao tema proposto. Para ela, a proposta foi um pouco mais difícil do que nas demais edições. Este ano, particularmente, a redação teve uma proposta mais exigente. Lamentavelmente, parte dos candidatos não compreendeu a proposta, não se prendeu a sua sutileza. Agora, o zero sempre existiu, só não era explícito ao candidato, avaliou a professora, admitindo que desconhecia, na história da CEV, um número tão grande de pessoas com esse resultado. Considerando o volume de zeros que houve, dada a natureza da proposta, acho que nunca aconteceu antes. Conforme Valéria, os cerca de 70 recursos apresentados ao setor são, na maioria, a respeito da prova de redação. Mas não necessariamente sobre o zero. Alguns questionam o resultado, outros pedem revisão, mas são recursos que não cabem mais. O edital é claro, só é possível entrar com recurso até 48 horas após a divulgação do resultado, explicou. A coordenadora também informou que, após o surgimento da polêmica, voltou a conversar com os professores da banca, que também sustentam o fato dos candidatos terem fugido ao tema proposto. As pessoas têm que entender que a redação passa por duas correções, que acontecem isoladamente, com professores especializados da área, devidamente habilitados. Eles são criteriosos, além de não saberem de quem são as redações que estão corrigindo, de qual curso e a pontuação que o candidato teve, justamente para não haver facilitação para ninguém, finalizou Valéria. Ainda diante da negativa da UFMT, muitos são os candidatos frustados com o resultado da redação. A estudante Yanne Emelyn Souza, de 19 anos, desclassificada em virtude do zero, se sente desmotivada para novas tentativas. Tive uma ótima pontuação na primeira fase, nas demais questões discursivas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o zero na redação, me sinto desestimulada, porque não foi o primeiro vestibular que prestei. Estou há três anos tentando e, dessa vez, precisando de apenas dois pontos, tive esse resultado, lamentou. A estudante cursa a faculdade de Arquitetura, para o qual prestou o exame da UFMT, em uma universidade particular de Cuiabá. O pai de Yanne, o advogado Sebastião Isautino de Souza, também não se contentou com a justificativa administrativa apresentada pela CEV ao pedido de recurso e entrará com um mandado de segurança na Justiça para reaver a questão.