CIDADES
Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2011, 20h:17
A
A
LIXO NA CAPITAL
Contrato com a Delta é assinado
A Comissão de Licitações da prefeitura de Cuiabá anunciou ontem a assinatura do novo contrato para coleta de lixo na Capital com a Delta Construções, empresa que venceu a licitação pelo serviço. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão, Valdir Pereira Silva, no mesmo dia em que venceu o contrato emergencial que Cuiabá manteve desde julho de 2010 com a Delta. O novo contrato com a prefeitura é de R$ 15,4 milhões por ano. Com a assinatura do novo contrato, muda-se a qualidade do serviço. Desde julho, a Delta tem atuado em Cuiabá com vinte caminhões do tipo toco, cada um com capacidade para coletar até 15 metros cúbicos de lixo. A partir de segunda-feira, em até 30 dias, a empresa fará a coleta com até 30 caminhões, sendo 15 toco e outros 15 trucados, com capacidade individual para até 30 metros cúbicos de lixo. Essas são as disposições do contrato resultante da licitação (válido por um ano e prorrogável por quatro). A Delta deve se pronunciar na semana que vem. Inicialmente, a prefeitura considera suficiente e solicitará para atuar na cidade 10 tocos e 10 trucados, deixando para requerer o restante dos caminhões (cinco caminhões de cada tipo) de acordo com algum eventual aumento da demanda. O secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Borges, já afirmou que, com as disposições do novo contrato, a população sentirá a diferença no serviço de coleta, que tem sido duramente criticado nos últimos meses. E foi a mesma insatisfação por parte da população que levou a prefeitura, no ano passado, a rescindir o contrato com a empresa de coleta de lixo anterior, a Qualix. O contrato com a empresa vinha sendo prorrogado em caráter emergencial seguidas vezes desde 2005. Em meados de 2010, a precariedade do serviço comprometeu tanto as ruas da cidade que a prefeitura anunciou a rescisão do contrato com a Qualix e a contratação da Delta. Embora se tratasse de mais um contrato emergencial, a mudança da empresa foi apresentada como solução para o serviço de coleta de lixo em Cuiabá por seis meses. Para não se apoiar mais em apenas precários contratos emergenciais, a prefeitura abriu um processo licitatório e três empresas apresentaram propostas, a Delta e outras duas. Somente os documentos da Delta foram considerados aptos para a concorrência pública. A Limpatech, uma das empresas rechaçadas, entrou com um recurso para continuar no páreo, o que emperrou a licitação até o início deste mês. A Comissão de Licitação não proveu o recurso da Limpatech e o processo pôde se encerrar com a abertura de um único envelope de proposta, o da Delta, que foi aceito pelo município.