CIDADES
Quarta-feira, 30 de Maio de 2007, 20h:51
A
A
TRÂNSITO
Comunidade de creche pára avenida do CPA
ALINE CHAGAS
Da Reportagem
Pais, professores e alunos da creche estadual Nasla Joaquim Aschar fecharam três pontos estratégicos da avenida do CPA no início da manhã de ontem para protestar contra a falta de sinalização nas proximidades da instituição, causando transtorno no trânsito da região norte da Capital. A manifestação ocorreu na entrada do bairro CPA e durou uma hora, com início às 7h. Trezentas crianças estão matriculadas na instituição, uma das maiores creches do Estado. Depois de várias tentativas de alertar a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), através de ofícios, sobre o perigo de não haver sinalização ou fiscalização de policiais militares e amarelinhos nos horários de pico na avenida, a comunidade escolar resolver fazer o movimento. Como os responsáveis pela creche e o Conselho de Pais e Funcionários não receberam respostas, sequer um ofício, os próprios pais solicitaram à diretora a realização do manifesto. Logo no início da manhã, os pais colocaram pneus, cordões de balão de gás, cartazes, faixas e fizeram um paredão humano (dando as mãos) nos três principais acessos à avenida do CPA na região da creche. Os motoristas que vinham no sentido Centro-bairros avenida do CPA e CPA I tiveram que esperar a manifestação acabar. A barreira incomodou muitos motoristas, mas houve também aqueles que optaram por sair dos carros e aderir ao protesto. Segundo a diretora da creche, Sônia Regina Baicere, os motoristas que passam na porta da creche estão quase sempre em alta velocidade, mesmo nos horários de entrada e saída das crianças, porque não tem conhecimento de que no local existe um estabelecimento de ensino devido à falta de placas. Sônia contou que em 2004 o pai de um aluno foi atropelado em frente à creche, logo após deixar o filho no local. Por causa do acidente, o pai sofreu várias lesões e ficou dois meses internado na UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá. Não há faixa de pedestres, nem mesmo fiscais da SMTU nesse ponto da avenida. Por isso, os motoristas correm muito. Queremos segurança no trânsito para as nossas crianças e os pais, disse a diretora. Wellington Silva, pai de uma aluna, disse acreditar que agora o problema terá solução. O pai espera que pelo menos no início da manhã e final da tarde haja algum tipo de sinalização em frente à creche. A assessoria de imprensa da SMTU informou que a construção de quebra-molas e sinalização (vertical e horizontal) nas proximidades da creche consta no cronograma de ações da Secretaria e está previsto para a segunda quinzena de junho.