Apesar de baixa umidade relativa do ar, somente a disciplina de educação física foi suspensa e escolas continuam com horários de aula normais. As unidades das redes municipal e estadual de ensino, no entanto, precisam seguir uma série de orientações para que a saúde de seus estudantes não seja prejudicada pelas altas temperaturas e ausência de chuvas. Segunda a assessoria da Secretaria Municipal de Educação (SME), não adianta cancelar ou alterar os horários das aulas, pois os alunos também enfrentam a baixa umidade e calor em suas casas. No entanto, há o agravante de que muitas vezes os pais não se encontram nas residências para orientar as crianças quanto às medidas saudáveis a se tomar, o que não acontece na escola, onde sempre há professores cuidando e guiando os alunos. As escolas também receberam uma carta de orientação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) explicando que os 200 dias letivos, com carga de 800 horas, devem ser cumpridos normalmente. Quanto às orientações, os alunos devem levar uma garrafa com água, para que possam ingerir o líquido constantemente. Os cardápios dos lanches devem incluir alimentos mais leves e as salas de aula precisam ter um recipiente com água para que o ambiente seja umidificado. As aulas de educação física, por exigirem atividades ao ar livre e esforço físico por parte do aluno, foram suspensas. No entanto, a lacuna no horário deve ser preenchida por jogos de mesa, aulas de musica ou pesquisa escolar. Os professores também devem ensinar os alunos a umidificar os locais onde dormem para evitar doenças respiratórias e sangramento nasal. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), não há previsão de chuva para esta semana na Capital, e a umidade do ar permanece baixa. A partir da semana seguinte, a probabilidade de chover sobre para 5%. (SM)