NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quinta-feira, 16 de Junho de 2011, 21h:12

CONTRA PÓLIO

Amanhã é dia de tomar gotinhas

Com o slogan “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças”, acontece amanhã o dia “D” da campanha de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil. Em Mato Grosso, a meta é imunizar 244.666 crianças entre zero e cinco anos incompletos. Em todo o Estado, a Secretaria de Saúde (SES) dispôs 1.600 postos de vacinação, que estarão abertos das 8h às 17 horas. Para o Estado, o Ministério da Saúde disponibilizou 350 mil doses da gotinha que garante a proteção contra a paralisia infantil. A campanha segue até o dia 22 de julho próximo. Dados da SES mostram que do total de crianças que deverão ser protegidas contra a doença, 48.468 estão abaixo de um ano de idade. As demais (196.198) têm entre um ano e quatro anos e 11 meses. O Ministério da Saúde preconiza um percentual de 95% de cobertura contra a pólio. No ano passado, o Estado alcançou o percentual de 98,11% de cobertura vacinal na primeira etapa da campanha. A meta para este ano é repetir os mesmos percentuais de cobertura ou, se possível, ultrapassá-los. Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Oberdan Coutinho Lira, uma novidade para este ano é que o Ministério instituiu para cada estado um calendário específico para a vacinação contra o sarampo (tríplice viral). Em Mato Grosso, a tríplice viral será aplicada na segunda etapa de vacinação contra a pólio, que acontece entre os dias 13 de agosto e 16 de setembro. Lira lembrou ainda que o pais não devem esquecer de levar o cartão de vacinação de seus filhos. “Quando os pais ou os responsáveis apresentarem o cartão aos técnicos da Saúde eles verificarão se há alguma vacina que a criança não recebeu e que faz parte do esquema básico da vacinação, como sarampo, febre amarela, tetravalente, hepatite B, entre outras, e estarão aplicando as que estiverem faltando faltarem”. (Com assessoria)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL