Os ministérios públicos Estadual e Federal vão entrar com uma ação civil pública no próximo dia 5 contra a União e o Estado, para que seja disponibilizado à população o exame da fase III do teste do pezinho. O exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal e é capaz de detectar fibrose cística em crianças recém-nascidas. Na ação civil pública, o Ministério Público também vai pedir que o Poder Público realize o tratamento e acompanhamento dos casos identificados. Requer ainda o diagnóstico tardio em todas as crianças com idade inferior a cinco anos. A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas por meio do tratamento apropriado e tempestivo. Por isso, o recomendado é que o teste seja realizado imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê, afirmou o promotor de justiça Rinaldo Segundo. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde informou que o Estado, o Conselho Regional de Medicina, o Hospital Universitário Júlio Müller e a Associação de Assistência à Fibrose Cística realizaram três reuniões sobre o assunto e que há interesse da SES em implantar o exame em Mato Grosso. A doença é hereditária e complexa, caracterizada principalmente por infecções e obstrução crônica do aparelho respiratório, insuficiência pancreática, além de elevados níveis de eletrólitos no suor. (Com assessoria)