NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

CIDADES
Quinta-feira, 28 de Outubro de 2010, 20h:16

SAÚDE PÚBLICA

Ação do MP para teste do pezinho

Os ministérios públicos Estadual e Federal vão entrar com uma ação civil pública no próximo dia 5 contra a União e o Estado, para que seja disponibilizado à população o exame da fase III do teste do pezinho. O exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal e é capaz de detectar fibrose cística em crianças recém-nascidas. Na ação civil pública, o Ministério Público também vai pedir que o Poder Público realize o tratamento e acompanhamento dos casos identificados. Requer ainda o diagnóstico tardio em todas as crianças com idade inferior a cinco anos. “A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas por meio do tratamento apropriado e tempestivo. Por isso, o recomendado é que o teste seja realizado imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê”, afirmou o promotor de justiça Rinaldo Segundo. A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde informou que o Estado, o Conselho Regional de Medicina, o Hospital Universitário Júlio Müller e a Associação de Assistência à Fibrose Cística realizaram três reuniões sobre o assunto e que há interesse da SES em implantar o exame em Mato Grosso. A doença é hereditária e complexa, caracterizada principalmente por infecções e obstrução crônica do aparelho respiratório, insuficiência pancreática, além de elevados níveis de eletrólitos no suor. (Com assessoria)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL