NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

BRASIL
Sexta-feira, 19 de Maio de 2006, 20h:38

GÁS

Lula prevê auto-suficiência em 2008

"O Brasil está preparado para, em 2008, ser praticamente independente de gás e não depender da importação”, declarou presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Natal (RN), que o Brasil deverá alcançar a auto-suficiência na produção de gás em 2008. Mesmo assim, afirmou, não deixará de importar o produto da Bolívia para ajudar o povo daquele país, que, segundo ele, é "muito pobre”. "O Brasil está preparado para, em 2008, ser praticamente independente de gás e não depender da importação”, declarou inicialmente Lula, ao anunciar, em discurso, o que chamou de "dia histórico” para o país. Logo em seguida, porém, afirmou que, apesar da auto-suficiência, o governo continuará a comprar o produto do país vizinho, que recentemente nacionalizou o setor, inclusive ativos da Petrobras, atacada por ele e vários outros líderes bolivianos. "Obviamente que nós queremos continuar importando gás da Bolívia, porque interessa ao Brasil ajudar o povo da Bolívia, que é um povo muito pobre”, disse o presidente brasileiro. Em tom diplomático, Lula disse ainda que a Bolívia também tem interesse em "ajudar o Brasil, vendendo gás” e que essa vontade mútua levará os governos a "fazer uma combinação em que os dois países saiam ganhando”. Brasil e Bolívia quase entraram em litígio no início do mês, quando o presidente boliviano, Evo Morales, decretou a nacionalização dos hidrocarbonetos do país e enviou tropas do Exército para as refinarias estrangeiras, entre elas as da Petrobras. Morales fixou prazo de 180 dias para a "regularização” das indústrias às novas leis e defendeu o reajuste do preço do gás vendido ao Brasil. O governo brasileiro questiona o aumento. Argumenta que os contratos só prevêem revisões de cinco em cinco anos. O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em Guamaré (RN), ao ser perguntado duas vezes sobre a compra de gás natural da Bolívia apenas para ajudar o país vizinho, como havia dito instantes antes o presidente Lula, mesmo no caso de o Brasil se tornar auto-suficiente no combustível, apenas repetiu: "Nós temos contrato com a Bolívia até 2019 e esperamos que fique em vigor até lá”. "REVOLUÇÃO ENERGÉTICA” No discurso realizado durante visita à obra de construção da ponte Newton Navarro, na zona norte de Natal, Lula anunciou também que, em breve, termelétricas movidas a álcool entrarão em operação no Brasil. Ele confirmou ainda que a Petrobras passará a refinar o óleo bruto de sementes oleaginosas, como a soja e o dendê, junto com o petróleo, para extrair da mistura subprodutos como o óleo diesel. "Isso significa uma revolução energética no mundo”, declarou o presidente. "Eu me sinto como se tivesse nascido um filho, o primeiro filho”, disse ele, referindo-se ao avanço do projeto do biodiesel, incentivado por ele em 2003. O presidente justificou os investimentos lembrando a crise energética no país durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). "Resolvemos trabalhar de forma mais arrojada para apresentar à sociedade brasileira a tranqüilidade que ela precisa, para não ficar correndo risco de faltar energia como faltou em 2001, com o apagão.”

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL