O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que as Forças Armadas continuarão no combate ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro por tempo indeterminado. Em entrevista após visita às obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, ele disse que o governo federal está determinado a ajudar o Rio a resolver o problema da criminalidade. "(As tropas) vão ficar o tempo que for necessário para garantirmos a paz", disse. Na conversa com os jornalistas, Lula ressaltou a importância da parceria dos governos federal e estadual para as ações contra o tráfico no Rio, que começaram na semana passada. Ele observou que o governo federal só pode enviar tropas após pedido formal do governador Sergio Cabral (PMDB), como prevê a Constituição. "Eu fiquei feliz com o Sérgio Cabral ter pedido apoio. Nós não podemos interferir. Ele teve sensibilidade, humildade e competência de pedir o apoio e prontamente atendemos", disse. "O importante é que estamos trabalhando em conjunto." Questionado se o governo federal tem sido negligente na fiscalização das fronteiras, porta de entrada de armamentos, Lula ressaltou o tamanho das fronteiras seca e marítimas e destacou ações para a melhoria do controle na área. Ele observou que, no seu governo, as Forças Armadas passaram a atuar com poder de polícia na vigilância das fronteiras com países vizinhos.