NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Sexta-feira, 15 de Maio de 2009, 20h:28

ANTIPATRIOTISMO

Lula ataca PSDB por CPI da Petrobras

O Senado criou uma CPI para investigar a Petrobras e também vai apurar denúncias de sonegação fiscal e supostas irregularidades no repasse de royalties a prefeituras

TÂNIA MONTEIRO
Da Agência Estado – Brasília
Irritado com a ação da oposição, principalmente do PSDB, que conseguiu aprovar a criação de uma CPI para investigar a Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu duramente. "Não é nenhuma CPI do Congresso. É do PSDB", disse o presidente. Lula chegou a classificar a iniciativa de "irresponsável", ainda mais por ser de um partido que governou oito anos o País, acrescentando que isso "parece briga de adolescente", "sem uma explicação lógica". Segundo o presidente, no momento em que ele viaja pelo mundo na busca de dinheiro para a exploração da camada do pré-sal, não é bom que seja instalada uma CPI para investigar a estatal. "Alguém levantar uma CPI agora é ser pouco patriota". E ironizou sugerindo que a oposição está "nervosa" porque ficou sem discurso: "até ontem, o grande tema deles (PSDB) era caderneta de poupança. Como a decisão tomada (pelo governo) protege 99% dos poupadores, eles se voltaram contra a Petrobras. Estão brincando com o sentimento do povo. Eles sabem da gravidade da crise". A entrevista foi convocada pelo presidente no final da manhã na Base Aérea, pouco antes de embarcar para uma viagem de uma semana à Arábia Saudita, China e Turquia. Mais cedo, ainda no Palácio da Alvorada, Lula se reuniu com os ministros das Secretarias de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e de Comunicação, Franklin Martins, para estudar a estratégia do governo para enfrentar a nova crise com o Congresso. Ao lado do vice-presidente José Alencar e da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, Lula "lamentou" o ocorrido, lembrando que "estranhou" a atitude do partido porque existia um acordo que foi rompido. Depois de comentar que os tucanos "estão nervosos", o presidente disse que "não acredita que a CPI seja de interesse dos governadores, do possível candidato do PSDB (José Serra, governador de São Paulo). Possivelmente, isso seja muito mais de interesse de pessoas que estão a um ano e meio do final do mandato e não têm certeza se voltarão como senadores". Questionado se a CPI representava a antecipação do debate eleitoral, o presidente disse que não e avisou que "cara nervosa na televisão assusta" e "assim ninguém ganha eleição". E ironizou: "então, é melhor ficar calmo, tranquilo, fazer uma campanha muito alegre, porque é assim que a gente ganha as eleições". A ministra Dilma, por sua vez, comentou que não acredita que a criação da CPI tenha por objetivo desestabilizar sua candidatura ao Planalto. "Não acho que os candidatos ou os eventuais candidatos, os possíveis e os imaginários, queiram desestabilizar o Brasil", declarou ela, ressalvando, no entanto, que esta iniciativa, "sem dúvida atrapalha" os investimentos na empresa. PSDB REBATE O PSDB divulgou ontem nota oficial em resposta à críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à manobra executada pelo partido para criar a CPI da Petrobras. Na nota, o PSDB afirma que "as declarações do presidente Lula demonstram o tipo de diálogo oferecido: quando tudo não sai como o governo quer, voltam os resquícios autoritários".

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL