BRASIL
Sábado, 25 de Abril de 2015, 13h:27
A
A
NEPAL/ÍNDIA
Forte terremoto deixa 900 mortos
Um forte terremoto de magnitude 7,9 estremeceu ontem o Nepal e a Índia, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O número de mortos chegou a 876, segundo a agência de notícias France Presse. O número de mortos na Índia chega a 12, com 6 mortos em desabamentos de casas em Uttar Pradesh e 6 em Bihar, ao leste, segundo funcionários do governo. Mas o número de vítimas deve subir, pois há muitos feridos nos dois países. O sismo ocorreu às 3h11 (de Brasília), a 77 km ao noroeste de Katmandu e a 15 km de profundidade. Inicialmente, o USGS registrou magnitude 7,5, elevada posteriormente a 7,9. Outras quatro réplicas menores atingiram o país logo após o terremoto mais potente. "O número de mortos pelo terremoto subiu a 876, incluindo 524 no vale do Katmandu", informou ontem à tarde o porta-voz da polícia, Kamal Singh Bam, à AFP. "Os esforços de resgate ainda estão em andamento. Tememos que o número de vítimas suba à medida que os escombros sejam vasculhados", acrescentou. Milhares de pessoas deixaram seus lares e estão nas ruas da capital, com receio de que casas e prédios desmoronem. Testemunhas disseram às agências de notícias que o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos. O sismo afetou as comunicações e abriu valas e rachaduras nas ruas e calçadas do Nepal, deixando uma nuvem de poeira pela cidade. O forte terremoto desencadeou uma avalanche no Monte Everest. Segundo uma autoridade do Ministério do Turismo local, são ao menos 8 mortos. O tremor sacudiu algumas regiões da Índia, principalmente o norte do país, desde Calcutá, Nova Déli, até a fronteira com o Paquistão. Ao menos seis pessoas morreram na Índia, cinco delas no estado de Bihar (noroeste), informaram autoridades.