NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

BRASIL
Terça-feira, 03 de Janeiro de 2006, 21h:08

Estados devem pagar 30% do custo de obras

PATRÍCIA ZIMMERMANN
Da Folhapress – Rio
Os Estados terão que bancar cerca de R$ 540 milhões de um total de R$ 1,8 bilhão para que o governo federal recupere as rodovias estadualizadas (transferidas para a responsabilidade dos governos estaduais). Esses recursos são equivalentes aos 30% do valor das obras que deverão ser realizadas nas rodovias que foram transferidas para os Estados em 2002, mas que não foram bem cuidadas desde então, segundo informou ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. À época em que receberam as rodovias, 15 Estados embolsaram ao todo R$ 1,88 bilhão para os serviços de recuperação, mas apenas o Mato Grosso do Sul cumpriu com os critérios definidos pelo governo federal. Para não correr o risco de que os recursos das estradas sejam novamente desviados para outros fins, o governo federal vai sugerir aos governadores a situação inversa da operação de 2002. Em reunião prevista para acontecer ainda neste mês com 14 governadores (RO, AM, RR, TO, MA, PI, PB, PE, BA, MG, ES, PR, RS e GO), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá propor que eles abram mão de parte das receitas a que têm direito como repasse da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que deve ser destinada a investimentos em rodovias, a título de contrapartida para a recuperação das estradas. Dilma explicou que o governo federal não aceita a devolução das rodovias, que são de responsabilidade dos Estados, mas disse que ao mesmo tempo não pode ficar indiferente à situação crítica das estradas brasileiras. Enquanto o acordo com os governadores ainda não é costurado, a ministra confirmou para o dia 9 deste mês o início da operação emergencial de tapa-buracos e restauração 26,4 mil quilômetros em 25 Estados, atendendo inclusive os 5,732 quilômetros de rodovias estadualizadas.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL