NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 25 de Agosto de 2014, 21h:12

LUTO

Empresário Ermírio de Moraes é enterrado em SP

Antônio Ermírio sempre acreditou no desenvolvimento do Brasil, disse Dilma

Foi enterrado ontem, por volta das 17h30, o empresário Antonio Ermírio de Moraes, presidente honorário do Grupo Votorantim. Acompanhada por familiares e executivos do grupo, a cerimônia encerrou-se às 17h35, no Cemitério do Morumby, na zona sul de São Paulo. Cerca de 100 pessoas presenciaram a oração que precedeu o baixar das cordas com o corpo do empresário. Ermírio de Moraes, 86, morreu de insuficiência cardíaca, em casa, em São Paulo, na noite de domingo. Ele deixa a mulher com quem teve nove filhos. O executivo teve o diagnóstico de Alzheimer e hidrocefalia confirmados em 2006 e afastou-se da gestão do grupo em 2008. LEGADO No velório de Moraes, que começou na manhã de ontem no Hospital Beneficência Portuguesa, sua filha Regina disse que o legado do empresário é de "muita humildade" e que seus valores e princípios "são eternos". "Meu pai sempre falava que o que a mão direita dá, a esquerda não precisa saber. Muitas das pessoas que ele ajudou eu só vim a saber por meio do livro do Pastore [José Pastore, autor da biografia de Ermírio e professor da USP]. A humildade não era só da boca para fora", disse. Desde o começo da manhã de ontem, familiares e amigos de Moraes se despediram em evento aberto ao público, Regina disse que a família está "conformada" com a situação e "em paz". Ela agradeceu o carinho de todos. "A gente não tem noção do carinho, mas as pessoas vão chegando e falando. Queremos agradecer a todo mundo que rezou e orou todo esse tempo." Mencionado por Regina, o biógrafo do empresário, José Pastore, também destacou a generosidade de Moraes. "A grande lição que ele deixa é a generosidade. Ele dizia que, para um homem rico era muito fácil assinar um cheque e doar, mas ele queria vir aqui [Hospital Beneficência Portuguesa] para ajudar na administração." Moraes era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou a carreira na Votorantim em 1949. Ele foi responsável pela pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, em 1955. Em 1986, o empresário se lançou candidato pelo PTB ao governo do Estado de São Paulo, perdendo para o ex-governador Orestes Quércia (PMDB). Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, em 2000, o empresário disse que se candidatou ao governo para combater Paulo Maluf. "Não voto em Maluf de jeito nenhum", disse Ermírio. "Nunca votei e nunca votarei." Moraes publicou ao menos cinco livros e escreveu por 17 anos uma coluna dominical na Folha de S.Paulo, mas seu principal hobby era o teatro. Ele escreveu e produziu três peças teatrais que focalizavam os problemas brasileiros e foram representadas em várias cidades do país: "Brasil S.A.", "SOS Brasil" e "Acorda Brasil. As atividades como escritor lhe garantiram a cadeira 23 da Academia Paulista de Letras. O empresário também dedicou parte da sua vida a atividades filantrópicas em instituições como a Cruz Vermelha Brasileira e a Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo. Moraes construiu um dos maiores impérios econômicos do país, sendo liderança empresarial ímpar em mais de 50 anos de história brasileira. Em 2013, o sociólogo José Pastore, que conviveu por mais de 35 anos, escreveu a biografia do empresário: "Antônio Ermírio de Moraes, Memórias de um Diário Confidencial". DILMA A morte do presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, 86, repercutiu entre as lideranças empresariais do país na manhã deontem. Por meio de notas oficiais ou em mídias sociais, entidades e amigos manifestaram a tristeza pela perda de Moraes, responsável por construir um dos maiores impérios econômicos do Brasil. "Foi com tristeza que recebi a notícia da morte do empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Líder nato, Antônio Ermírio sempre acreditou no desenvolvimento do Brasil. Aos familiares e amigos, meus sentimentos por esta perda", disse, em nota, a presidente Dilma Rousseff.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL