A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) firmou protocolo de intenções com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para encontrar uma solução jurídica para os 26,7 mil vagões, locomotivas e carros de passageiros que hoje estão sem uso. Segundo o presidente executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, o problema deve ser resolvido pela União, já que os equipamentos são passivos da malha ferroviária federal, remanescentes da privatização que ocorreu há 15 anos. Atrapalham porque ocupam espaço de trilhos, que já estão reduzidos. O Poder Público precisa assumir a sua responsabilidade para que a iniciativa privada possa acelerar, disse Vilaça ontem, durante o evento Brasil nos Trilhos, promovido pela ANTF.