BRASIL
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2007, 19h:47
A
A
ESTRADAS
Carnaval nas estradas foi mais violento
O número de acidentes nas estradas, com exceção ao estado de Mato Grosso, que apresentou queda, foi maior do que em 2006
LEONARDO GOY
Da Agência Estado Brasília
Em contraste com o estado de Mato Grosso, onde o índice de acidentes caiu em relação a 2006, o carnaval deste ano foi bem mais violento nas estradas federais. Balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que houve crescimento substancial nos índices de acidentes, mortos e feridos. Da zero hora da sexta-feira (16) à meia-noite da quarta-feira de cinzas (21) foram registrados 2.417 acidentes nas estradas federais, número 8,09% superior aos 2.236 acidentes verificados no carnaval do ano passado. As mortes das rodovias tiveram um aumento ainda maior, de 15,08%, passando de 126 para 145. Já a quantidade de feridos subiu 13,36%, de 1.400 em 2006 para 1.587 neste ano. Em nota à imprensa, a PRF credita o crescimento nas ocorrências ao aumento do fluxo de veículos nas rodovias, associado à imprudência de alguns motoristas. Segundo a corporação, o fluxo nos principais corredores rodoviários do País no carnaval deste ano foi entre 10% e 15% superior ao verificado no ano passado. Nos principais terminais rodoviários do País o movimento aumentou em cerca de 5%. A PRF avalia que o aumento no tráfego foi causado por diversos fatores, como a crise nos aeroportos. Além disso, as condições climáticas favoráveis e as recentes melhorias na malha rodoviária federal teriam encorajado mais pessoas a viajar pelas estradas. A corporação destaca, por exemplo, que no Sul e Sudeste do País choveu menos neste carnaval, estimulando o fluxo de turistas para cidades do litoral. Santa Catarina foi o Estado que registrou a maior quantidade de acidentes no carnaval deste ano: 344, número 6,17% superior às 324 ocorrências de 2006. Apesar de ter reduzido o número de acidentes em 16,55%, Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 343 ocorrências. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 227 acidentes (crescimento de 6,57% ante o carnaval de 2006) São Paulo ficou em quarto, com 196 acidentes registrados neste ano, número 18,79% superior aos 165 casos verificados no ano passado. Minas Gerais foi o Estado em que mais ocorreram mortes nas estradas neste carnaval, com 24 casos, contra 22 mortes registradas em 2006. Em Santa Catarina morreram 23 pessoas, um aumento de 15% em relação a 2006. A Bahia aparece em terceiro lugar na lista dos Estados em mais ocorreram mortes, com 11 casos, mais do que o dobro dos cinco falecimentos do ano passado Em São Paulo o número de mortes dobrou, passando de cinco para dez. O Estado em que mais pessoas ficaram feridas nos acidentes foi Minas Gerais. Ao todo, 311 pessoas se feriram nas vias federais que cruzam Minas, número que representa uma alta de 15,19% em relação ao carnaval do ano passado. Em Santa Catarina, 199 pessoas se feriram, um aumento de 43,17% em relação aos 139 feridos de 2006. Em São Paulo, 126 pessoas se feriram, o que representa um aumento de 75% em relação aos 72 casos de 2006. Durante a Operação Carnaval deste ano a PRF fiscalizou 189.238 veículos, 10,47% a mais do que em 2006. Foram realizadas 48.144 autuações neste ano, superando em 39,23% o número registrado no carnaval de 2006. (Leia sobre balanço nas estradas de Mato Grosso na página B3)