O senador está equivocado; quem está dizimando os peixes do Pantanal não são os turistas e sim a população desordenada de jacarés. Proibir a Pesca Esportiva no Pantanal é mesmo que fechar as portas daquela maravilha. OSNY OLIVEIRA, gestor ambiental, Primavera do Leste/MT
[email protected] *** Senador Blairo Maggi, é preocupante essa questão do repovoamento de peixes nos rios de Mato Grosso, mas o fechamento da pesca não é a alternativa certa. Veja que estudos revelam que a natureza por si só salva 4% dos alevinos, mas os laboratórios colocados em lugares estratégicos aproveitam até 70% dos alevinos. Temos vários lagos como Siá Mariana, Chacororé, Manso e outras. Só teríamos que montar esses laboratórios nesses lugares e logo nossos rios estariam repovoados. Tudo depende dos incentivos e parcerias. RACHID ROOSEVELT JAUDY, empresário, Cuiabá/MT
[email protected] *** Uma medida bem mais eficiente para preservar os rios seria proibir este cidadão (Blairo Maggi) e seus amigos de construírem usinas hidrelétricas sem qualquer critério nos rios de Mato Grosso. ROGÉRIO ARANTES DE BARROS, Várzea Grande/MT *** Vamos pedir também uma moratória de 5 anos para as lavouras de soja, isto para que a vegetação e o solo do cerrado se recuperem de anos de exploração desenfreada. Nada mais justo!!! Está correto o excelentíssimo senador. O projeto necessita de aprimoramento e discussão ampla com a sociedade e dentre estes os ambientalistas para que não se faça injustiças e deixando brecha para que outros interessados agridam o nosso Pantanal. LUIS CARLOS, pescador, Cuiabá/MT
[email protected] *** Maggi preocupado com meio ambiente? Ele ganhou a motossera de ouro. Por ele, pode derrubar as florestas e plantar soja em cima!!! Ele tá com medo do viés político, já que quis reformar para pior o Código Florestal. Que hipocrisia, senador!!! Com certeza, irá continuar desmatando, jogando agrotóxico e ganhando muito dinheiro. MARIETA SILVA, Cuiabá/MT *** É fácil resolvermos o problema do povoamento: proibe-se a pesca por espécie, fica-se dois anos proibindo a pesca do pacu e piraputanga, por exemplo, depois dos pintados e pacupeva, e assim por diante. É lógico que o tempo de proibição poderia ser maior ou menor, dependendo de estudos técnicos, mas resolveria o problema sem parar a pesca, principalmente a turística. Proibir a pesca profissional e dar assistência ao pescador profissional também são uma boa solução, mas nunca acabar com o turismo que traz o sustento da região. Toda e qualquer solução só dará certo acompanhada de uma fiscalização rigorosa e principalmente de um programa de conscientização dos ribeirinhos e dos que trabalham no turismo pantaneiro. RUBENS ALMEIDA, economista, Cuiabá/MT
[email protected] Estado deve assegurar sexo de infrator A inversão de valores no Brasil está levando este país ladeira abaixo, sem freios. Cada vez mais bandidos têm direitos e mais direitos, enquanto o cidadão honesto vê sua vida se tornar um inferno, refém que somos da incompetência de todas as instâncias governamentais. Minha Casa, Minha Vida? Uma piada, pessoas continuam habitando barracos insalubres. Mas, para bandido, o governo vai construir mini-aparmentos para que o bandido-mirim possa continuar transando. Só para lembrar: são presos e se estão na cadeia é porque cometeram crimes, muitos deles crimes de morte. As pessoas que perderam a vida através desses meliantes nunca mais vão poder praticar sexo. Um criminoso preso, por definição, perde os direitos que ele tinha aqui fora se fosse um cidadão honesto. Portanto, conceder aos bandidos presos os mesmos direitos das pessoas livres é um acinte, um bofetão na cara das pessoas que foram vítimas de criminosos. NATAL SANTANA, educador, Cuiabá/MT
[email protected] *** É o fim da picada! O Brasil foi pro brejo junto com a vaca. NITO BATISTA, estudante, Cuiabá/MT
[email protected] Assaltantes de MT são presos no Maranhão Parabéns à gloriosa Polícia Civil do MA. Já que não tivemos competência pra prender estes marginais aqui em MT. IVON BARBOSA DE SOUZA, militar, Cuiabá/MT
[email protected] Por mudanças no governo, PSD entrega cargos O tiro pode sair pela culatra, e deve sair, mas vem a pergunta: quais cargos serão devolvidos, o de vice também. Afinal, o vice era do PP e agora está com o PSD. Então?????? É simples: governador, o sr. tem o poder na mão, a Assembleia só faz o que manda. Use sua articulação sem o PSD, agradeça o tempo que esteve no governo e fique sem eles. Afinal, ter amigos da onça é melhor não tê-los. LUIZ MARAN, microempresario, Cuiabá/MT
[email protected] Juízes federais querem a revisão de seus salários E pra nós, funcionários públicos, quando é que vão fazer revisão em nosso salário? A presidente disse que por 9 anos os funcionários públicos não terão aumento de salário. Isso deveria incluir os juízes, porque eles são funcionários públicos. Parcialidade!!! DJANGO SILVEIRA, funcionario público, Cuiabá/MT
[email protected] Brito será secretário de Obras Mais um cabidão para acomodar os sempre privilegiados políticos de carreira. A Secretaria de Infraestrutura, que já executa obras e serviços urbanos com um bom desempenho, não justifica a criação de mais uma secretaria para acomodar sempre os mesmos políticos. Além disso, uma secretaria de obras exige no mínimo um profissional que tenha formação técnica em engenharia. Para pagar essas e outras despesas supérfluas é que a prefeitura de Cuiabá está aumentando o IPTU 2012 em níveis insuportáveis e injustificáveis para a população. Uma lástima! MARCELO MATTOS, universitário, Cuiabá/MT
[email protected] Cuiabano representará Brasil no Egito Alô, empresários de Mato Grosso:pPatrocínio já para esta promessa do esporte olímpico brasileiro... JOSE FLAVIO CELESTINO, Cuiabá/MT
[email protected]