NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Terça-feira, 07 de Julho de 2009, 21h:20

LEITOR

Polícia prende dois e procura Lutero

“A justiça em Mato Grosso, a exemplo do que ocorre no Brasil, parece barata tonta: manda prender, manda soltar; cassa prefeitos, concede liminares que os levam de novo ao cargo... Para o cidadão comum não afeito aos filigranas jurídicos, tudo isso - além de parecer o samba do crioulo doido - só contribui para o desgaste da imagem do judiciário e das autoridades em geral. Afinal, como o cidadão comum vai entender que num dia um juiz manda prender e no outro revoga a prisão? Numa noite manda prender e no dia seguinte manda soltar? E a cassação de prefeitos? Ou se cassa com base em provas irrefutáveis, ou não se cassa porque está parecendo brincadeira esse cassa, retorna ao cargo, cassa... Quem sofre é a população dessas cidades que não pode ver as obras iniciadas, continuadas e concluídas. Seriedade, senhores, por favor!” NATAL SANTANA, educador, Cuiabá/MT [email protected] *** “Trabalho bonito, resultado dentro do ‘normal’ e nada acontecerá alem disso. Já vimos este filme antes. Vai aparecer um Juju que concederá um habeas corpus, outro possivelmente dirá que o acusado teve seus direitos desrespeitados e no final alguém do legislativo deverá conceder um título de qualquer coisa ou uma festa de desagravo, e nóis...” LUIZ MARAN, supervisor, Cuiabá/MT [email protected] *** “Com a palavra o deputado federal, ex-governador, ex-senador, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Rondonópolis Carlos Gomes Bezerra: cadê a moralização do partido de Tancredo Neves e Ulisses Guimarães?” JOSÉ FRANCISCO BARBOSA ORTIZ, ex-militante do PMDB, Cuiabá/MT Filhos de políticos em escolas públicas “Obrigar os filhos de políticos a estudarem em escolas públicas é tão anticonstitucional quanto estabelecer cotas nas universidades. O problema é que todos os citados na reportagem (e mais alguns) não estão envolvidos verdadeiramente na questão da educação. Se fosse o contrário, todo este debate seria irrelevante. Explico: quando, no Brasil, os políticos tinham preocupação com a educação, era um orgulho estudar em uma escola pública. Mas hoje...” SUZANA GERMOSGESCHI, professora, Cuiabá/MT [email protected] *** “É um bom começo. Pois, é no mínimo contraditório um candidato defender o ensino, a saúde e a segurança pública em época de eleição, usufruindo, tanto ele ou seus dependentes de educação, saúde e segurança privadas. Acredito que os serviços públicos melhorariam e muito se nossos candidatos tivessem que utilizá-los, sob pena de perda de mandato.” AURY HOFFMANN, comerciário, Cuiabá/MT [email protected] *** “Cada um tem liberdade de colocar seus filhos na escola que ache melhor. Cristóvam Buarque é outra bananeira que já deu cacho, tá na hora de pegar o terço e ir para igreja.” RODRIGUES DO PRADO, jornalista, Colíder/MT zedacuia2009@hotmail *** “Isso é uma maneira inocente de tentar melhorar a situação educacional do país. Primeiro, que quem deve ser o guardião da educação é a sociedade e não os políticos e isso não irá acabar com a situação caótica, uma vez que a educação é um processo muito mais complicado de progresso que pode durar uma geração e não resolvido pelo mero desejo de políticos. Creio que o Cristóvão deu uma pitada populista no seu ‘projeto’, pois ele mesmo deve saber que educação se constrói sim com melhores professores, melhores escolas, mais recursos tecnológicos e principalmente disciplina.” ANTONIO CARLOS, advogado, Cuiabá/MT [email protected] Caçambas acabam ‘enquadradas’ “Na verdade essas caçambas deveriam ser autorizadas a trabalharem apenas a noite, e não ficarem estacionadas em ruas e calçadas, causando tantos acidentes e prejuízos, ainda mais quando ninguém é responsabilizado por tantos danos e transtornos, fica aqui nossa sugestão para a precária fiscalização e órgãos da prefeitura...” JOÃO FERREIRA, comerciante, Cuiabá/MT *** “Não há em Cuiabá nenhuma entidade legalmente constituída para implementar o Plano Diretor de Cuiabá e, muito menos, competente para realizar um Plano Setorial Estratégico permitindo a elaboração de projetos atendendo á Lei 10.257/01 e Leis aferentes.” JEAN M. VAN DEN HAUTE, diretor técnico da Assut-MT, Cuiabá/MT [email protected] *** “São muito importantes as medidas tomadas pelo secretário municipal da prefeitura de Cuiabá no que concerne às caçambas de entulhos espalhadas pela cidade. Aqui mesmo nesta coluna já me expressei sobre esse assunto, quando de um grave acidente motivado pela inoportuna caçamba colocada em via pública, ou seja, estacionada como se um veículo fosse e, ainda, em local proibido para estacionamento. Acontece que não basta tão somente a liberação dos locais, é preciso que estes ‘containers’ sejam pintados com tinta fosforescente, as mesmas usadas em placas de sinalizações, pois do jeito que estão não oferecem visibilidade durante a noite. Outra coisa: não dá para agüentar o mau cheiro das caçambas expostas nas calçadas armazenando lixo, existem edifícios que as colocam do outro lado da rua como se isso fosse abrandar os odores que delas exalam. Isso não deve continuar é o que se espera do poder municipal.” LUCÉLIO COSTA GONÇALVES, bacharel em direito, Cuiabá/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL