Lamentavelmente foi revelado pelo Ibge, logo informação sem manipulação, que temos 12 milhões de analfabetos. Pessoas entre 14 e 28 anos. Também foi divulgado que temos 12 milhões de desempregados. Talvez sejam os mesmos. Não foi novidade. Já tínhamos citado em outra oportunidade. Reiteramos que essa calamidade é fruto da politica de "quanto pior melhor" praticada nos governos dos últimos 20 anos. Não mencionaremos a identificação desses débeis mentais que governaram nosso pais para não ocupar espaço precioso da imprensa. Apenas chamamos atenção do nosso povo para os fatos de extrema gravidade. Isso é sinônimo de miséria. Essa mão de obra deverá ser treinada, com muita dificuldade em funções de baixa remuneração. É desejável que os eleitores, embora analfabetos não votem nesses políticos nas próximas eleições, demonstrando assim, que não essa politica que desejam para o nosso povo. ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT
[email protected] Câmara tenta aprovar aumento a servidores Se o povo não fosse frouxo e covarde, já teria invadido essa casa de tolerância e metido o cacete em todo mundo. MOISÉS MEL, Engenheiro, Cuiabá/MT
[email protected] *** Sou empresário, procuro pagar meus impostos em dia com muito sacrifício e no final ouvir de nossos vereadores propondo projeto de aumento de salario de procuradores com jornada de trabalho semanal de 20 horas, será que não esta na hora destes parlamentares olhar para a população? e apresentar projeto que estimule a criação de emprego e diminua as desigualdades sociais. NEVES DE JESUS RODRIGUES, Cuiabá/MT
[email protected] De Forças Armadas As autoridades precisam prestar mais atenção a esse assunto, pois as ongs estão comandando populações e governos - criando condições para a desintegração nacional. IRENE GONÇALVES, Aposentada, Santarém/PA
[email protected] Estado economizou R$ 1 bi em gastos Economizar R$ 1 bilhão não é pouca coisa e se o governador com seus secretários conseguirem peitar os deputados perdulários e os demais poderes gastadores será possível economizar mais R$ 2 bilhões. Deve haver uma forma legal de reduzir esse duodécimo para um duoquinto, para esses poderes que nada produzem, não geram receita e só sabem gastar e obrigar o executivo gastar como essa piada do TJ mandar o Estado incluir quase 12% nos salários de determinada categoria de servidores JOSÉ RIBEIRO DA SILVA, Consultor e Gestor de Treinamento, Cuiabá/MT
[email protected] Todos os dias, 68 são multados na faixa Esta medida tem que ser melhor avaliada, como por exemplo dar a preferencia aos ônibus. Nas principais avenidas vemos enormes engarrafamentos e nas vias exclusivas dezenas de metros vazias.Com a palavra os especialistas, multar, multar e multar é fácil, tudo bem que melhorou para os transportes público (segundo dados) ,mas uma medida que atenda a todos sem prejuízos é melhor. MARIO MARCIO DA COSTA E SILVA, eng. Civil, Cuiabá/MT
[email protected] MT registra 1.100 casos de trabalho A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) esclarece que o trabalho infantil se concentra em atividades de difícil fiscalização e apresenta-se principalmente em atividades informais, na agricultura familiar..... no trabalho doméstico e em atividades produtivas familiares. Essas formas de trabalho são naturalizadas ou invisíveis. Muitas vezes sequer são percebidas como trabalho infantil pela sociedade ou até mesmo por gestores públicos Se isso aí estiver certo eu e minhas irmãs vamos mover um processo póstumo contra nossos pais, porque eu comecei e pegar no cabo da enxada aos 10 anos de idade. Ia para escola de manhã e depois do almoço ia trabalhar no cafezal e minhas irmãs após a escola lavavam roupa leve, faziam refeições, lavavam a louça, arrumavam os quartos, alimentavam as cabras e tiravam leite E nenhum de nós morremos ou sofremos qualquer tipo de sequelas por causa de trabalhar na infância. Tenho 61 anos, uma irmã com 65 e outra 68 e continuamos levando a vida normal. JOSÉ RIBEIRO DA SILVA, Consultor e Gestor de Treinamento, Cuiabá/MT
[email protected] Subtrações do populismo acadêmico O sistema educacional brasileiro tem suas vítimas, são elas a maioria dos estudantes na faixa etária máxima de trinta anos e os que, infelizmente, deixaram para concluir seus estudos nos últimos vinte anos. Todavia, se há vítimas é porque há criminosos, ou, atenuando, há malfeitores no sistema de educação. Para mim, esses malfeitores são as pessoas que induziram a um estado vegetativo educacional uma grande maioria de brasileiros, seja por acreditarem que as inovações pedagógicas, bem como as didáticas iriam mudar a realidade dos estudantes brasileiros, seja pelo motivo de simplesmente realizar mudanças para testar a força das ideologias que os guiam em suas propostas políticas educacionais. Somando, em contrapartida, o excesso ou a exacerbação do "eu", a máxima individuação da cultura da egolatria, essa nova categoria de vivência em sociedade, no qual se expressar é mais importante que dominar o conhecimento mínimo necessário para ser considerado um bom estudante, temos, então, uma sociedade no qual as gerações mais novas estão sendo conduzidas felizmente ao status de "ruminantes" culturais, limitando-se a recitar "mantras" de ideologias excêntricas e sem nexo com a realidade sociocultural do país, fora do contexto e com viés de sapiência. Ao se acostumarem a agir de forma falaciosa e sofistica, para aparentarem ser estudantes que se dedicam a conhecer pelo menos metade da gama de informações que os estudantes do passado se propunham, os nossos estudantes são hoje a cara de nossa falência de valores e da desvaloração de um sistema educacional que se propõem a ensinar o máximo, contudo, se contenta com apenas o mínimo para garantir que suas vítimas não possam revoltar-se contra os seus malfeitores, mas que garanta que estejam realizados como indivíduos mínimos em conhecimento e máximos em expressividade. LUCAS P. SOUZA, Cuiabá/MT